terça-feira, 21 de junho de 2011

Na turquia: coisas que amei! - Parte 2

Mais algumas outras coisinhas que eu gostei lá e queria contar pra vocês:

- Temperatura: Por eu ser do Rio de Janeiro, estou acostumada com a temperatura delicinha de grelha de churrasco que temos por aqui com 45ºC, no topo do verão carioca. Na minha casa não tem ar condicionado e eu simplesmente odeio os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro aqui, porque é simplesmente insuportável.
Com isso, eu morria de medo de congelar lá na Turquia. Fiz uma vasta pesquisa online e andei conversando com as meninas, pra ter uma ideia de que roupas deveria levar, qual era o nível de frio, se nevaria e todas essas coisas. Isso varia muito de cidade pra cidade, por que Turquia é um país extremamente diversificado em suas temperaturas. Em Ancara, a capital turca, nos meses de alto inverno, tem muita neve mesmo. Eu via nos noticiários, as ruas todas branquinhas e com problemas no trânsito devido ao mal tempo.
Já em Istambul, o mínimo que eu peguei foi de -4ºC num dia que nevou beeeem pouquinho. Mas tão pouquinho que não conseguir registrar os floquinhos de neve na câmera digital.

Pra quem não faz ideia do que deve vestir para um frio desse (como eu tambem nao fazia ideia!) aqui vai a minha dica:

a) Use SEMPRE uma calça, daquelas pra aquecer, também chamadas de ceroulas, debaixo da calça que você vai usar. Quem sabe até duas ou uma bem quentinha. Pode ser também um calça térmica. O Emre, e todos os outros turcos que eu conheci, usavam calça jeans e pronto. Sem falar nas meninas, que usavam saia com sobretudo, meia calça e estavam ok. Se você não está acostumado, e não é aquele tipo de pessoa que sai de sainha ou shortinho aqui no Brasil, no inverno, porque sente um frio razoável, use esta calça.

b) Muitas meias! Eu usava uma que eu comprei lá que vinha até o joelho, mais 2 pares de meias daquelas coloridas que criança usa em escola (rs, abafa!), mais bota de cano longo e sentia frio demaaaaais nos pés. Experimente também meias térmicas ou meias daquelas BEM grossas. Você vai se sentir mais confortável.

c) Botas! Definitivamente você não conseguir usar sapatos abertos por lá. Ponto final. No máximo um tênis, pode ser. Mas sapatilha, sandalha e afins... esquece.

d) Calças: se for usar uma, de um material que não esquente, procure usar as mais larguinhas, justamente pra você pode usar outra por baixo e ainda conseguir vestir e fechar o zíper. Minha sorte é que tinha perdido uns quilos no mês anterior. Minhas calças de jeans, sem ser stretch, iriam ser completamente inúteis por lá. E jeans é um material ingrato, que no calor te faz assar que nem um frango de padaria, e no inverno te congela. Procure também calças mais quentinhas de outros materiais como veludo, por exemplo. [Não sei mais nomes de tecidos, não sou prendada :( ]

e) Camisas: Isso varia bastante. Se você for fazer passeios ao ar livre, use blusas de mangas compridas quentinhas. Nada de muito exagero, como lã. Mas algo bem quentinho, afinal, ainda tem o SUPER casaco. Se você for ficar em um lugar fechado, pode pegar mais leve na blusa interior, porque todos os lugares tem aquecimento interno. Então você chega, tira seu casaco de astronauta haha, e fica lá suando com uma blusa de veludo e com outra de moletom por baixo. Eu sei porque meu namorado é o rei do drama e desespero e ficou morrendo de medo de eu ficar doente e altas vezes eu fiquei dentro do shopping carregando aquele casaco gigante e com uma blusa de manga quente e suando.

f) Mega Casaco: Sem melhor amigo de todas as ocasiões e horas, seu casacão será seu maior salvador.
De preferência que seja longo. Isso faz muita diferença, porque esquenta um pouco mais as suas pernas, ou pelo menos, uma parte delas. É bom também ter algum casaco que tenha um capuzão que cubra bem a sua cabeça. Em momentos de vento mais intenso ou chuva, isso é uma mão na roda e tanto.

g) Faz a fina e leve luvas. Nem sempre você vai querer usar, mas sempre carregue luvas na bolsa, porque o tempo pode virar do nada e seus dedos congelarem, caírem e você ficar quase maneta.

h) Lenços e pashminas: Também não é necessário você usar sempre um lenço no pescoço, mas é bom, sabe? Fui querer me meter a besta em alguns dias, a não usar nada, e fiquei com dores de garganta. Escute a amiga aqui e use lenços, que além de tudo são super estilosos ;)

- Roupas: As roupas de lá seguem a forma européia. Consequentemente, as melhores lojas de roupas européias, você encontra lá, por um preço que dá vontade de perder o passaporte e nunca mais voltar pra esse assalto a mão armada que são as roupas no nosso Brasil baronil.
Pra quem não sabe a Europa é o continente da moda. São roupas de cortes muito melhores, na minha opnião humilde opinião (blusas mais longuinhas, calças e saias bem cortados e melhores ajustados - vai depender de cada roupa também, não posso generalizar). E o melhor: é muito MUITO muito MUITO muitomuito MAIS BARATO. Eu tenho pena de gastar R$50,00 numa camiseta aqui (o que é até barato pra padrões de Renner ou C&A, por exemplo) porque lá comprei altas camisetas por 8/10/15 Liras Turcas. Eu queria levar até a mãe dos vendedores das lojas.
Nível 1 de Frio (Num lugar fechado e aquecido)

Nível 2 de Frio (Casaco menos pesado, sem luvas e bota curta). Emre, Eu, Yaren (de sobretudo e botas, viu só?), Murat, Erbay e Mustafa

Nível 3 de Frio (Bota longa, capuz na cabeça, luvas e mãos no bolso - brrrr!)

...vem mais dicas por aí, o posto ficou longuinho e eu tô com sono. Beijo, me liga ou me comenta, você escolhe. Depois vem a parte ruim também, aquilo, que eu não gostei.

Pra quem quer saber mais sobre temperaturas, tem esse link aqui, que fala da média das cidades.
Tem também o post da Relva, falando sobre o verão em Mersin, outra cidade litorânea e ao centro-sul da Turquia, é legal saber o outro lado.

ps: pra que não viu, to respondendo os comentários ainda no dia, tá? :) [falou a super blogueira, requisitada, sinxerga minina! aproveita que você tá sonhando e pede um pônei hahahahah - nada, é só pra dar uma satisifaçãozinha mesmo)

7 comentários:

Annebert disse...

Jeeeeessica hahaha quando leio seu blog morro de rir com as pequenas observacoes hahaha assim como caioo na risada quando leio o blog da Relvitcha, entaaao nao posso deixar de comentar que a ideia de calca tipo ciroula por baixo da calca jeans me entristece um pouco hehehe imaginaaa que isso aumenta o volume do quadril kkkkk e eu morro pra esconder e evidenciar nao eh laaa algo muito confortaveel hahaha, adorei o post vou imprimir quando estiver perto de arrumar a mala em agosto hehehe as dicas estao otimaaa e obrigada pela paciencia de explicaar tudinho pra suas calouras aquii hehe beijooo

Jessica disse...

Anne, cacilda, durante o dia, ficam vindo mil coisas na minha cabeça pra escrever, mas eu ando tão louca com as mil coisas pra resolver, que chego em casa, vou escrever no blog e pluft, sumiu!
Mas entao, Jessica é Informação E Diversão hahaha.

Sério, fico feliz mesmo, que as postagens estejam sendo úteis, porque eu ficava correndo que nem barata tonta pra saber todas as dicas, pra nadinha dar errado lá.

Sobre a calça aumentar o quadril (tambem tenho muito largos), nem esquenta, tá frio, ta todo mundo encapotado, ninguem vai neeeem perceber. E não é tão desconfortável quando parece. Tambem pensei que você ser, mas é só não usar aquelas calças mega apertadas, sabe?

Mil beijocas lindona! :)

Lau* disse...

Oi Jessica! Sou a Claudia! Acho que te conheci através do blog ou do facebook da Clau!
Tou a gostar muito de ler o teu blog e conhecer um pouco mais da tua história :)

Quanto ao assunto do post, acho que não teria grandes problemas com o inverno lá, afinal estou acostumada com o Inverno na Europa, embora Portugal até nem seja muito frio! E sim tou acostumada a usar só jeans ou saias com sobretudo eheh

Bjos

I.Medeiros disse...

Acho que ainda não é dessa vez que vou conhecer o inverno turco. So apareço naquele lugar no verão, que por sinal é uma delicia de fresco! (Qualquer coisa é melhor do q o verão carioca! Alias achei que fosse a unica carioca que não gosta de verão!)
E as roupas de la...ahhh...realmente tãaaao melhores e baratas! Tive que comprar blusas pq levei muitas de alcinha e aşkım me fazia colocar um casaco nos ombros kkkk. So achei o corte das calças jeans diferente..não gostei, ficou estranho no corpo kkk
Bjo

Marina disse...

tb to adorando!!! beijosss

Unknown disse...

Nossa! como fiquei feliz ao encontrar esse blog!! Já escrevi em outros, ams não obtenho resposta. nem sei se estou escrevendo onde deveria, mas gostaria de compartilhar que já há algum tempo estou de paquera com um turco... sinto tanta necessidade de conversar com laguém que passe pela mesma situação... ele é tão amoroso, tão fofo, tão diferente dos brasileiros... nossa... alguém por favor... rsrs

Unknown disse...

Que lindo seu blog pra mim foi ótimo na questão porque eu não sabia qual roupa levar para a Turquia agora já sei,obrigada