terça-feira, 26 de julho de 2011

Música Turca - Minhas Favoritas! (e outras mini informações) NEW

[atualizado - lá no final]

Então, tem uma série de posts que quero fazer, e outros que estou preparando mais pra frente...

Mas por hoje, meu excelentíssimo senhor namorado estava me enviando músicas, e eu pensei dividir algumas aqui. Não um post com muitas coisas escritas, mas para simplesmente mostrar alguns estilos de bandas ou cantores que muita gente não imagina que tenha por lá.

Por exemplo, quando mostro algumas cantoras, alguns amigos meus já disseram "nossa, Jessie, as mulheres lá podem se vestir assim?". Claro que podem, Turquia é um dos países mais misturados e abertos que eu conheço.
Não tanto em diferença étnica como existe no Brasil, mas você vê pessoas de feições europeias (traços mais finos, olhos claros, cabelos lisos...), como com traços árabes (olhos mais amendoados, sobrancelhas mais grossas e bem desenhas, cabelos escuros e ondulados, pele mais morena...). E ao mesmo tempo, existem pessoas das mais distintas origens.

Turcos (ou Turks - como podem ser conhecidos, quase que como uma raça nos tempos mais antigos), como Curdos (que infelizmente dias atrás, fizeram uma série de ataques em Istambul, inclusive com um pronunciamento, de um líder curdo expressando a vontade de ser uma nação independente da Turquia - leia aqui - foi bem no dia do aniversário do Emre, dia 15 de Julho agora e ele ficou bem triste. Mudou até a foto do perfil dele pra uma bandeira pra Turquia. Ele e muitos outros amigos, mudaram suas fotos para símbolos de luto ou de amor pelo seu país, achei isso muito legal. Acho que em torno de 15 soldados mortos, e pude ver na jornalista da CNN Turk a voz trêmula. Ele nem conseguiu se conter e chorou ao vivo. Aquele povo ama mesmo o seu país, viu)

Fora que, como todo mundo já deve estar careca de saber, Turquia é um país euroasiático, altamente turístico, tanto pela beleza, quanto por ser um país altamente cultural e cheio de história pra contar.

Também faz fronteira com alguns países como: Grécia, Bulgária, Iraque, Síria, etc.
Sem falar que na Europa, é fácil viajar pra qualquer lugar, porque de avião é tudo relativamente perto, e as companhias aéreas fazem vôos a preços muito baratos. E quando digo barato, é barato mesmo, tipo R$150/200 Turquia/Itália. E eu paguei R$180 no Trajeto Rio/São Paulo pela TAM. É pra revoltar né?

Eu posso até comparar Istambul, com o Rio de Janeiro, no quesito turismo e gente de toda a parte. As áreas nobres de lá, se equivalem a Ipanema/Copacabana daqui. Mar, muito turista, gente bonita, muita coisa pra fazer, os melhores restaurantes. Com um porém... O que eu gastei lá em 1 mês, com comida e transporte, gastei em 9 dias aqui no Rio. Se mataaaaaaaaa.

Então é claro, que vai ter todo o tipo de gente, todo o tipo de música, todo o tipo de estilo e gosto. Rock, Pop no estilo americado, Pop com pegada turca, baladas românticas, e por aí vai...

Então aqui vão meus cantores e bandas favoritas (com algumas músicas e até vídeos, que vale a pena checar). Não são os mais tradicionais, e não sei se são os preferidos do povo turco, mas grande parte disso via nos canais de clipes, no mês que passei por lá (porque era só o que eu consegui entender na TV, ha!)


  • ATIYE
Atiye - Muamma (No melhor estilo Pop Turco)

Atiye - Nobody (Cantando em inglês)


Atiye - Budur 


  • YUSUF GUNEY
Yusuf Guney - Serserin Oldum


Yusuf Guney - Adi Sensin (Romântica)


Yusuf Guney - Unut Onu Kalbim

  • SILA
Sila - Acisa da Oldurmez (Voz típicamente turca)

  • EMRE AYDIN
Emre Aydin - Son Defa (Essa é mais rock. Vídeo lindo, até chorei)



  • MUSTAFA CECELI
Mustafa Ceceli & Elvan Gunaydin - Eksik (Tocou muito por lá também, eu e Emre ouvíamos e choravamos juntos, unf)


  • HANDE YENER
Hande Yener - Çop (Essa embalou nós 2 aqui no Rio)


  • DEMET AKALIN
Demet Akalin feat. Fatman Scoop - Umutsuz Vaka (Super pra dançar com um rapper e tudo!)

Demet Akalin - Evli, Mutlu, Çocuklu (Ueeeepa haha)

  • SERTAB ERENER
Sertab Erener - Rengarenk (eba, achei com tradução - todo colorido o vídeo, lindo)


Sertab Erener - Istanbul (Gente, eu me arrepio e quase choro quando vejo esse vídeo, porque estive em 90% desses lugares, que saudade de Istambul!)


  • O príncipe turco do Pop, TARKAN
Tarkan - Simarik (A SUPER CLÁSSICA! Quando nenhuma de nós era turcolover ainda, já sacodia os quadris quando ouvia a melô do beijinho - que o Latino e a Perlla fizeram o favor de estragar rs)

Tarkan - Dudu (Video antiguinho, mas uma música clássica e com tradução)


Tarkan - Arada Bir (Você, turcolover, que quer trocar de lugar com a mocinha do clipe, pede pra Deus, porque pedir não custa nada. Eu não, porque sou comprometida ;)


Tarkan - Isim Olmaz (Coisa mais fofinha essa, me lembra o Emre <3)


Tarkan - If Only You Knew (Em inglês e ultra romântica, ai ai...)




Tarkan - Acimayacak (Umas das que tocava sem parar em Fevereiro lá na Turquia - Pra quem não reparou daí que tirei o que escrevi na parte de comentarios "gel, gel, gel guzelim")


Cacilda, pensei que fosse escrever esse post em 10 minutos, e demorei 1 hora e meia. Hahaha. Espero que gostem das sugestões. Quando tiver mais conhecimento, vou postar aquelas músicas histórias, com mais significados, instrumentais, típicas... aquela coisa toda, que não só de pop é feita a música turca.

Aaaaaah, e quem quiser saber mais sobre o que anda tocando atualmente por lá, tem um link que meu amado achou, com lista de rádios turcas.
É só clicar em 'Diger Radyolar'. As minhas preferidas são: Metro FM, Radyo Mydonese (que tocam praticamente músicas estrangeiras, mas só musicão!) e Joy FM (que parece JB FM, com aquelas músicas antigas americanas sabe? Dire Straits, Mariah Carey, Celine Dion, hehehe essas coisas). As outras são rádios turcas mesmo. Vocês vão gostar, ficava ouvindo isso o dia todo quando tava no estágio.
Optum! 

20 comentários:

Katita disse...

AAAhhhh mais um post super bem escrito pela minha amiga Jessie!!! Adoreeeiii a seleção de clips, nesse momento viajei até os meus dias em Antalya, isso era tudo que eu assistia por lá :) ... AAAAAIIII SAUDADES VIIIIU!!! Beeeeijos

Dani disse...

Olá Jéssica!
Adoro conhecer músicas de outros países e eu nunca tinha ouvido música turca! :D Escutei a 1ª e gostei muito, vou ouvir as outras!
Estou aguardando o post com as músicas tradicionais! Amooo... Meu habibi me deu essa música instrumental (http://www.youtube.com/watch?v=tMkNb8dAkVI) de um flautista turco chamado Omar Faruk Tekbilek Muito linda, talvez você o conheça :)
Boa semana!
Beijos
Beijos

Marise disse...

Olá!!!
Tem duas músicas que eu amo de paixão. Uma é de um cantor chamado Soner Sarikabadayi - Pas http://www.youtube.com/watch?v=k5Yx0Bm-XH0&feature=feedlik
Outra eu ouvi no Quba Club em Taksim que eu me apaixonei. É uma versão de um DJ turco (Burak Yeter) para uma música (Oyalama Beni) de uma das divas turcas Ajda Pekan. http://www.youtube.com/watch?v=g7jUSuO3QiI&feature=related

Espero que você goste. Bjinho

Renata disse...

Jess não conheçia as musicas, mas adorei os ritmos, as pessoas tem uma idéia muito errada principalmente de como as pessoas se comportam por lá falam coisas q naum tem nada a ver...É um país com uma cultura riquíssma e agora descobri mais um talento deles nessas musicas, adorei o Tarkan .Bjksss

Jessica disse...

Katia,

eu tambem morro de saudades de lá, quando escuto música turca, ê lele. Mas depois a gente vai ouvir de enjoar rs

Dani,
gostou das musiquitas xuxu? Alias, minha história com a Turquia, começou na verdade ha uns anos atras, com uma amiga egipcia. O irmao dela é músico, e eu só ouvida musica arabe o DIA INTEIRO. Nao conheço esse flautista nao, mas gostei da musica. Assim que tiver mais conhecimento, posto musicas mais tradicionais.
Beijos

Marise,
tem bom gosto pra música hein!gostei e muito das suas sugestões. Depois posta de novo o endereço do seu blog? To meio perdida, e quero visitar.
Beijinhos

Renata,
as pessoas tem ideias tao erradas, as vezes não é? Adoro um ritmo assim, nao paro de balançar o esqueleto. rs Beijocas

Cycy disse...

Puxa Jessica, você caiu do céu na minha vida.
Estou pesquisando tudo que posso sobre a turquia, e encontrar seu blog foi tudo de bom.
Esttou enviando um email para meu turco lindo falando do seu blog, ele fica todo empolgado quando percebe meu interesse pela cultura e língua dele rsrsrsrrs.
Bjssssss

Jessica disse...

Oi Cycy!
Que boooooom, que eu tô servindo pra alguma coisa hahaha!

Continua pesquisando sempre, vai chegar lá cheia de poder, porque informação é poder! :)
Beijocas, querida.

Ariane Aléxio disse...

Oi Jessica!Eu gosto muito do teu blog,faz um tempo que eu passo vez por outra para dar uma lida.Mas, eu realmente fiquei um pouco triste com o comentário sobre os Curdos.Esse assunto é como uma moeda que possui os dos lados,não?Bom,o blog é seu!Mas,faço um apelo quanto a assuntos delicados!Principalmente quando usamos os meios de comunicação e somos formadores de opnião.Pense bem sobre sua responsabilidade!Sei que você criou um link da notícia...Acompanho tudo isso e tenha certeza que o número de soldados mortos não é nada junto ao número de Curdos que sofrem com crimes contra a humanidade!Vale lembrar que recentemente 29.12.2011 um bombardeio matou 35 Curdos!!!!Mas, isso não é uma questão de "campo minado" e de qual lado possui mais vítimas!Essa é uma questão de respeito a dignidade de um povo que tem direito sim de lutar por sua linguagem,identidade,humanidade e liberdade,não?Gostaria muito de ter mais contato contigo!tenho amigos dos dois lados,conversamos muito.E eu acho perfeita a oportunidade de crescimento que o diálogo proporciona.Ter posicionamentos diferentes não torna as pessoas inimigas!No máximo adversárias.Quem sabe nossa pitada verde-amarela colabore um pouquinho,hein?"Um mais um é sempre mais que dois!"Um grande abraço e super obrigada pelas dicas de músicas!

Leonam Valentin disse...

com a pronima novela de Gloria Perez a Turquia ira invadir o Brasil......

Sá K. disse...

olá!!! na verdade não sou nova por aqui não, já tenho lido seu blog faz um tempão mas nunca comentei nada...adorei os clipes, na verdade eu já conhecia quase tds e são minhas preferidas tambem...bjus

Beatriz Leite disse...

Olá Jessica, ouvi apenas algumas músicas e adorei,amei o blog,estou começando a conhecer e me apaixonar pela Turquia agora e principalmente pela música turca,depois que conheci um vendedor turco muito bonito,simpático e ele estava cantando quando cheguei,nossa fiquei encantada e decidi conhecer mais, parabéns pelo blog!
Beijos, Beatriz Leite

Tati disse...

Olá Jessica!
Como é legal saber que apesar da lingua totalmente diferente os brasileiros podem se identificar com a turquia, seu povo e seus costumes... Adoro conhecer novos lugares e estou precisando de algumas dicas porque pretendo passar férias na turquia em breve... mas pretendo ir sozinha, portanto, preciso saber mais sobre o país e o que preciso saber quando chegar lá, algumas frases e palavras para quando o inglês não for útil (ou será que não terão dificuldades em me entender usando o inglês?) enfim, seu blog está sendo maravilhosos pra mim!!! É um prazer ler tudo o que você divide conosco!

Unknown disse...

Estou me apaixonando cada dia mais pela Turquia... e seus textos estão em ajudando muito a entender um pouco algumas coisas e a interagir com o meu turco lindo...kkk muito obrigada minha xará ! bjooo

Anônimo disse...

Oi!Gostei da tua onda.Não tem um cantor chamado Ecen,ou qualquer nome parecido?Evaristo.

Ane disse...

Ola tudo bem eu tenho maior sonho de conhecer a Turquia poderia me falar mais sobre o país.

Matarazim disse...

Eu sou apaixonado pela Turkia, e acho este post falando de lá. Valeu.

Unknown disse...

Amo músicas turcas. Depois que as conheci não desejo outra coisa a não ser escutá-las. São românticas, melancólicas e ao mesmo tempo com uma poesia apaixonante. Conheci as músicas de um cantor Ilyas Yalçintas, que participou do X Factor da Turquia e fiquei muitissimo impressionada. Encontrei vídeos dele e fiquei muito emocionada com o jeito de seu interpretação, sem contar com o tamanho de sua voz. Gostaria muito, caso você pudesse, que me ajudasse a encontrar as letras das músicas dele, principalmente, as de nome Nefes e Sadem, são lindas. Estou aprendendo turco para poder curtir todas as letras das músicas. Muito obrigada, mesmo que vc não possa me ajudar, porque foi através do seu blog que minhas esperanças se afloraram.

Unknown disse...

Amei seu blog e quero muito continuar acessando,pois tenho grande interesse em descobrir as maravilhas desse país.Estou adorando ler sobre a Turquia. Conheci um príncipe turco pelo instagram faz mais de 1 ano e tbm preciso entender como eles pensam. Amei o jeito q VC descreve. Parabéns

Unknown disse...

Olá. Estou procurando por letra, tradução e história (como e porque era dançada) uma música que recebi com nome de Entalya. Caso precise do áudio para reconhecer me avisa em meu e-mail que encaminho. gratidão por toda atenção regina_oliverr@hotmail.com

Unknown disse...

Eu adoro musica turca.Tudo iniciou quando comecei a ver novelas turcas eu me apaixonei com o jeito que os atores se comortam eles são um máximo.