sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sei que estou na Turquia quando...

[pré-textual: alguns dos itens são vivências minhas, algumas coisas que EU reparei na minha vivência por aqui, por tanto, para evitar criticas, não declaro este post - como quase sempre procuro deixar bem claro - como verdade absoluta e imutável sobre a Turquia ou ao povo turco. Algumas coisas também pode variar de lugar pra lugar, então peço para que por favor, sejam flexíveis na leitura. Obrigada Katia, pelo toque nos comentários ;) ]
  • Uma única palavra pode ter diversos tremas ( ¨ ), ou as frases vem cheias de letras que não temos no alfabeto (a b c ç d e f g ğ h ı i j k l m n o ö p r s ş t u ü v y z) [ o Ç entra no alfabeto, tem um I com pingo e I sem pingo, dentre algumas outras ]
Placa da Linha 2 do Metrô de Istambul
  • Falando nisso, um pingo no I, pode fazer toda a diferença, especialmente na hora de falar.
  • As pessoas te dizem bom apetite (=afiyet olsun) antes, durante e depois da refeição.
  • Sua mesa de café da manhã, não é composta de sanduíche, frutas, suco e café. Mas de pratos típicos pra café da manhã (como borek e ovos com suck, e pedaços de tomate, pepino, queijo (o kasar e o branco), pão, geleia, Nutella (ou chokokrem), azeitona (preta e verde) e chá.
  • A comida é sempre muito cheia de legumes e verduras. Nunca vi um prato que não tenha pelo menos um tomate e um pimentão verde (e não quiabo, viu! rs)
  • Iogurte não é item de café da manhã, adocicado e com sabores de frutas. Iogurte aqui é usado no almoço e jantar, com uma bela porção ao lado ou acima do outro prato complementar preparado (como no Manti e no Iskender Kebab). Iogurte também é bebido, o famoso Ayran (que é mais ralo que o que se come). Ah, e ele é sempre salgado nesses casos. Mas tem também tipo "danoninho" docinho com sabor de morango, dentre alguns outros.
Iskender Kebab
Manti
  • Alguns dos conectores dos meus eletrônicos não encaixam aqui, me fazendo comprar adaptadores.
  • A voltagem não é de 110, mas 220.
  • As pessoas não entram, de maneira nenhuma, de sapatos que foram usados na rua, dentro de caso. Tem sempre uns chinelinhos específicos pra usar em casa, que o dono da casa geralmente tem aos montes, no caso de receber visitas.
  • As pessoas andam na rua, se esbarram, não pedem desculpas por isso, mas também não se chateiam se você esbarrar nela. Tô tendo dificuldade com isso, sai distribuindo "desculpa" por aí, e todo mundo sempre diz que não precisa rs.
  • Em Istambul, muitas coisas são divididas entre "do lado europeu" e "do lado asiático".
  • Existe, apesar de ainda não ter visto, o vaso sanitário como conhecemos, mas também o banheiro turco, que é uma espécie de buraco no chão.
Banheiro Turco
  • Em escadas rolantes ou esteiras, quem quer ficar parado fica ao lado direito, e quem quer andar pra ir mais rápido fica do lado esquerdo. Pare na esquerda e esteja pronto pra ouvir sempre "Pardon!".
Na escada rolante do metrô
  • Na entrada dos Shopping Centers, tem uma segurança sempre muito bem controlada, onde você deixa sua bolsa (mochila, sacola) na esteira do raio-x e passa pela "portinha" do detector de metais, igualzinho quando vai se pegar um vôo.
Segurança na entrada do Shopping Sapphire
  • As mulheres mais tradicionais e que usam véu, se preocupam mais em estar bonitas DENTRO de casa, do que FORA de casa. (Claro que ficam de pijama e relaxadas, mas a preocupação maior é estarem bonitas pras amigas, pra família, pro marido, muito mais do que estarem arrumadas para as outras pessoas na rua).
  • A maioria dos doces levam pistache, nozes, avelã e frutas secas em geral.
Vitrine de uma loja de doces em Sultanahmet
  • Os pratos, quase sempre levam pimenta. As vezes, só a mais levinha como a pimenta do reino, outras vezes, pimentas mais fortes. Fui comer no KFC de um shopping daqui, e escorreu uma lágrima até, parecia que eu tava comendo o próprio fogo hauhaua.
  • Ao olhar coisas bonitas, como um bebê fofo, uma menina bonita, uma criança inteligente, uma família unida, ou qualquer tipo de coisas que se aprecie, até mesmo um prato bem feito, as pessoas dizem "Mashallah". É bom ter isso em mente, especialmente no caso de bebês, já que é sempre de bom tom, dizer o "mashallah', que significa mais ou menos o nosso "Benza Deus", que demonstra nossa vontade de Deus abençoar a criança, evitando o tão temido "Mal olhado".
  • Falando nisso, as pessoas levam a sério a inveja e o meu olhado, tendo sempre em casa, ou si mesmas em bijuterias ou joias, em criancinhas, em adesivos de carro, e etc... o "Olho turco" (comumente chamado de "Olho grego", mas que não é grego, hein!)
Olho Turco
  • No inverno, a água bebida, fica do lado DE FORA da geladeira, num galão grande de água, geralmente com uma bomba que você pressiona e cai a água no seu copo.
Chamam aqui de Damacana. A doente aqui demorou 3 dias pra aprender, por que pressionava a bomba devagar, e não saía um pingo d'agua rs. Tem que pressionar rápido, até sair a água.
  • Nas lojas, a informação de moda, é muito mais acessível. Dá pra ver modelos de roupas, no estilo europeu, com muito mais variedade, opções em preço MUITO MAIS acessíveis, especialmente nas épocas de promoções, como está agora por exemplo. Pra se ter uma ideia, comprei uma jaqueta de couro na loja Mango de Taksim, que era 359TL, por 59TL e uma blusa nessa mesma loja que era 59TL por 12TL.
  • O Café, ao ser feito, não passa pelo filtro. Assim, ele fica com pó, o chamado "café turco". Algumas pessoas lêem o futuro com a borra do seu café.
Café turco
  • As mulheres, ao contrário do que vejo na maioria das brasileiras (ou pelo menos, no sudeste no Brasil), estão sempre usando ou fazendo algo de diferente no cabelo. Cachos largos, médios ou pequenos com Babyliss, presilhas, trancinhas, topetes, rabos de cavalo e os mais diversos penteados, que elas fazem em casa mesmo. Ou então, usam arcos e tiradas, um mais fofo que o outro.
  • A população fuma muito, muito mesmo. No Brasil, muita gente fuma. Mas a quantidade de fumantes na Turquia, é bem maior. As vezes quando saio, mesmo sem estar na área de fumantes de um restaurante por exemplo... só de passar algumas horas num determinado lugar, já voltei pra casa com meu cabelo com cheiro de cigarro.
  • As pessoas tem essa ideia fechada dos muçulmanos. Mas em grandes metrópoles, como em Istambul, mesmo no inverno, vemos as mulheres de saias curtas e vestidos justos também, e é normal. Outras cidades, mais pra interior, a história é diferentes. Mas nas grandes cidades, esse assunto é mais aberto do que se pode imaginar. A não ser em mesquitas, onde o uso do véu é necessário e é um sinal de respeito.
  • Crianças gostem de biscoito e doces, mas não abrem mão da comida saudável da mamãe, comento mesmo os legumes, verduras, iogurte e tudo o mais que tem direito. São um pouco menos adeptos ao fast food, como nós brasileiros (pelo menos eu, se deixar, vivo comendo fast food haiuah).
  • As famílias são mais unidas e se respeitam muito mais, tendo sempre (ou na maioria dos casos) alegria em estarem juntas e respeito uns pelos outros, aceitando e ouvindo por exemplo, o que o irmão mais velho tem a dizer, e a opinião de seus pais.
  • A numeração de sapato é a europeia. Ou seja, se calço 37/38 no Brasil, na Turquia eu calço 39/40. Dois números acima, do Brasil.
  • As mulheres, em geral, não são tão altas quanto as europeias, por exemplo. Admito a possibilidade de estar errada, mas acho que a média das brasileiras, na altura, é pouco maior do que a média das turcas. Bom, mas falando de mim, tenho sofrido com dor nas costas haiuhaa, porque as pias daqui são tããão pequenininhas. Tenho que me curvar toda pra lavar louça e saio com as costas pedindo socorro.
  • Falando ainda das minhas costas que sofrem rs, o chuveiro aqui, é também do modelo europeu. Com aquele chuveiro médio, que não é fixo à parede, onde as pessoas ficam com eles em uma das mãos, molhando assim o corpo. Tem até um suporte pra colocar ele na parede numa estatura mas alta, mas aqui no meu apartamento o chuveiro fica na altura do meu nariz, e eu me curvo pra trás, pra me molhar rs. Na outra casa que eu fui não era assim, mas tô sofrendo aqui em casa.
  • No inverno é tão frio, que se você ão tem sempre um potinho de hidratante labial (e seus variantes), em 2 estantes sua boca vai rachar e cortar tanto, que vai doer até pra falar e comer. Então, é sempre bom ter um em mãos. 

Furtei o Gulsah da minha amiga rs! É suuuuper hidratante e tem um cheirinho muito bom de rosas. Parece até Turkish Delight de rosas.
  • Você vai ver até palavras muito familiares, mais parece que tem aquele toque francês: rezervasyon (reserva), televizyon (televisão, dã! rs), radyo (rádio, dã de novo! rs), kek (bolo, do inglês "cake"), domate (tomate), patate (batata), sandviç (sanduíche, ou sandwich em inglês), taksi (taxi).
Oh a placa do Taxi
  • Muitas das marcas daqui, nunca vi pelo brasil, mas algumas outras sim. Algumas em comum: Pantene, Rexona, Seda (aqui é Elidor), Kibon (aqui é Algida), C&A, etc.
  • Quando você vai na casa de um vizinho, amigo ou familiar aqui, o dono da casa, ao te servir, pega sem problema nenhum na sua comida com a mão e coloca no seu prato. Não digo arroz ou sopa, por exemplo, mas pão, ou comidas que possam vir em pedaços como pizza, ele passa pra você com as mãos, porque certamente, as mãos do seu anfitrião estará sempre bem limpa.
  • O fogão, em muitas casas, não vem acompanhado do forno, é o tal fogão de mesa. Com isso, tem sempre um forninho a parte, ao precisarem para assarem bolos, massas, pizza, e etc.
Fogão de mesa
Lá se foi um listão. Mas sempre tem um detalhe novo que eu lembro ou aprendo, daí eu compartilho aqui.
Beeeijão :)

13 comentários:

Katita disse...

Oi amiga!!!

Olha, essa agua aqui, fica no lado de dentro da casa... Na cozinha :-)
Sobre a alimentaçao das crianças, as mais proximas e inclusive minha sobrinha, so come porcaria.... Pergunta se quer um legume?
As pias são altas por aqui...mas o chuveiro! Saudades de tomar um banhao na minha casa no Brasil! Rsrs

Definitivamente, cada região tem suas particularidades! Ai se eu esbarrar em alguem aki e nao falar pardon!

Beijinhos e melhoras nas costas :-)

Ja estava com saudades de ler as novidades!

Luciane Köşlü disse...

Faltou o caninho com agua que esguiça pra lavar o terceiro olho quando se faz o numero 2 .... rsrsrs

Danielle Melo disse...

Adoreeeei o post! Adoro saber as peculiaridades da terra do meu askim hahaha

espero conhecer a Turquia em breve :)

Beijos!

Andreia Sousa disse...

Adorei o post!!!!Parabéns.

Anônimo disse...

as mulheres da familia do meu turco so andavam largadas em casa e lindas na rua, normal como qq uma brasileira. acho que vc quis dizer sexy, ne, nao arrumadas?

Helena disse...

olá Jéssica, tudo bem? Pesquisando sobre a Turquia encontrei o seu blog. Ele é demais!!! Adorei muito!!! Estou planejando viajar para a Turquia em julho, é um dos meus sonhos, e gostaria de conversar com vc e ter mais informações. Isso seria possivel? Vc tem msn? Que vc seja muitooooo feliz nessa terrinha linda...

Luciana disse...

Me lembrei de tudo que passei por aí..da escada rolante, da bomba de agua, do ayran com kebab...Prefiro puro no café da manhã...
Ai, por falar em doce..Meu Deus, baklava é dos Deuses, heim?? que saudade de baklava..
aprendi a pronuncia do i sem pingo..kkk...por causa do raki..sempre falava errado..

ótimo o post, jess..

Anônimo disse...

Menina parabéns .Seu blog está ótimo Li uma parte da sua história que vc soube conduzir muito bem. n sei se teria esta força.Felicidadess.

Natalia Eiras disse...

Amei!!!
Se não fosse por você eu ia morrer sem saber dessas coisas!!!
Adorei as comidas, as curiosidades e fiquei impressionada com o banheiro turco.
O mais engraçado, é que consigo imaginar você passando por essas situações (como a descrição do banho) e fico rindo sozinha aqui. Tô me divertindo com a sua aventura! Hahahaha

Gabrielle Uğan disse...

Gostei da lista... muitas coisa são verídicas em várias regiões... outras variam... Moro no Brasil, mas temos casa em Istambul... e já fiquei um bom tempo por a´ı... vi muitos banheiros antigos, no chão... normalmente em lugares mais antigos e/ou públicos... onde tem os dois tipos... para atender a todos os gostos... pois os religiosos ainda preferem usar esse do chão... acham mais higienico. O tipo de vaso que usamos se chama "A La Franga"... somos um bando de frangos fazendo necessidades...hahahha beijos!

Anônimo disse...

[url=http://www.vuittonhandbags2u.com/#louisvuittonhandbags]louis vuitton handbags[/url], I purchased a new Bailey Key louis vuitton not to mention appeared to be delighted after turned up. Sadly i must say, I came to be struggling pull all of them. To look at taken a crack at these on the subject of intended for measurement we were holding good, nonetheless date I truly traveled to bring that company around people attractive right in me. Irealised i was especially ticked-off that people necessary modification my best wardrobe as well as having to deliver my best louis vuitton in the past.
These types of louis vuitton generate my personal feet awesome decent!A definitely worth each nickel you may spend!
I enjoy a lot of these [url=http://louisvuittonoutletonline127.webeden.co.uk]louis vuitton outlet online[/url] and I am consequently contented you make these individuals repeatedly, like me well prepared fo an alternative set. Most of these louis vuitton are perfect for those that have a larger cellule and should not get into your concise or possibly high [url=http://louisvuittonbags127.webeden.co.uk]louis vuitton bags[/url].
after i uncovered my own mama bought louis vuitton for me i used to be and so stoked almost everyone concept i seemed to be scary since to make sure you shinny but once up for the proper outfit OMG that i rocked that!
this specific device was basically got meant for my best Tough luck year or so ancient granddaughter who seem to can bring louis vuitton all the time to university together with any place else. She would possibly produce louis vuitton to bed if this girl reckoned your sweetheart could very well. They glance hair dresser , seem to be attractive, possibly not sloppy and that i would most likely buy their a second set of two fast any time she longed.

Anônimo disse...

When you evaluate the concept of the saying like, not only in relations to a loving relationship utilizing one other, yet like a emotion that may be engendered when you've got miltchmonkey an even better partnership with yourself also , or maybe as being a feeling of more significant oneness with the family or man - it gets to be substantially more clear that someone is looking for in daily life is really like.

Anônimo disse...

Most people believe to be able to exercise and turn into healthy, That they must go to some gym of but expensive fitness equipments. Bottom line, in case you want to have fit and healthy and it is possible to't get to the gym, your house exercise routine could possibly be just what you should reach your goals phen375 over a third of overweight women are considered obese, according to a 2007 estimate in the national center for health statistics. Instead, one's body will commence to burn fat rather than muscle. They also drink a lot of alcohol, that is full of calories http://www.phen375factsheet.com lastly: somewhat rant it appears that dining out for celebrities can be a bit of your do. You'll spend less by refusing to eat just as much and not going to nibble on normally [url=http://www.phen375factsheet.com/]phen375 consumer reviews[/url] thai food uses natural wholesome ingredients that one's body metabolizes quickly and blood sugar levels for lasting energy.