terça-feira, 29 de novembro de 2011

Brigas, como lidar?

Não sei se alguém pensa isso.

Mas se alguém acha que eu eu e meu namorado não brigamos nunca ou quase nunca, essa pessoa está errada. É que eu não fico postando cada briga nossa por aqui, porque eu gosto de nos preservar. Mas não é pra fazer pose de casal perfeito, não. Aliás, faço questão sempre de exaltar as coisas maravilhosas que temos juntos, mas sempre digo que temos nossas diferenças. E isso é normal.

Tá achando o quê? Somos brabos hahaha (No forte de Copacabana no RJ)

A nossa "dinâmica de brigas" é assim: somos de fases. Passamos teeeempos sem ter brigas, mas aí numa determinada semana, qualquer coisinha já é motivo pra desentendimento. Aí ficamos uns 3/4 dias onde tudo que a gente diz e/ou faz acaba saindo pela culatra.

Tivemos 3 fases de brigas:

Fase 1) A gente se desentendia, mas falávamos calmamente, conversávamos, e resolvíamos tudo em menos de 1 hora e pronto. Acabava ali super na boa. Nem era briga mesmo, era mais diferenças de opinião, ou ficarmos chateados por uma determina atitude.

Fase 2) A fase que essas pequenas brigas ficaram meio acumuladas, guardadinhas no fundo do baú, daí a nossa tolerância já foi ficando menor. Eu me irritava muito mais, as vezes falava com o tom de voz mais alto, vira e mexe soltava uma palavra mais pesada (e sempre me arrependia depois). E ele tava meio irredutível com suas opiniões, especialmente quando a diferença cultural gritava. A que prevalecia era sempre a dele, porque ele não aceitava bem a minha. Daí a gente desligava, ir dormir, esfriava a cabeça, e no dia seguinte colocávamos tudo no lugar de novo

Fase 3) Já consegui controlar quando meu tom de voz começa a querer subir, já não solto, vez ou outra, as palavras mais pesadinhas que eu soltava. Falo tudo que eu sinto, porque estou triste, o que não gosto, porém de maneira moderada. Ele já está um POUCO mais flexível com o lance de cultura. Só que agora a gente demora um pouquinho mais pra resolver, tipo uns 2 dias pra ficar 100% cheio de palavrinhas melosas.
[É a fase que estamos agora e acho que vai ser o nosso padrão daqui pra frente, mas ainda espero que melhore]

Alguns dos motivos que ele mais fica chateado comigo:
- Quando estou sentindo algo e fico mais calada, não conto tudo (Porque o fato de falar os problemas, me faz pensar neles de novo e quando algo me machuca, eu prefiro esquecer uns dias que aquilo existe pra me recuperar). Mas ele não deixa eu ficar calada de JEITO nenhum. Ele diz que quer ser "Herşeyim = Meu tudo", saber de tudo, onde eu consigo confiar tudo a ele.

- Ele é de uma CALMA sem fim na fala, e eu sou agitada. Daí as vezes, ele fala pausadamente de um jeito que eu não aguento e fico interrompendo ele toda hora, e ele ODEIA que eu o interrompa.

- Quando "dou uma de brasileira", saindo de short na rua, ou qualquer coisa que ele considere muito sensual (coisa que eu já nem faço). Ele por exemplo não gosta muito que eu tenha 3 brincos em cada orelha.


Alguns dos motivos que eu fico mais chateada com ele:
- Ele é bem dramático. Eu me achava a rainha do drama, mas eu sou só a dama de honra do drama. Porque ele é o Rei do Drama. Daí eu fui perceber no quanto o brasileiro é mais seco e racional. Aqui a mãe morre, estamos doentes, acontece um desastre natural... e pra gente o lema é: "Poxa, que triste, vamos ajudar... MAS VIDA QUE SE SEGUE! Trabalho e estudo vem antes.". Percebi que na Turquia as pessoas tendem a ser mais emotivas mesmo, elas se mobilizam com as mais pequenas coisas.
Eu fico resfriada e mal tomo vitamina C. Ele fica resfriado e já quer todo aquele cuidado especial, sabe? Tô aprendendo com isso... Ele é de fato mais emocional, mas percebi uma certa tendencia dos turcos mesmo (não estou generalizando, ok?)

- Ele tende a ser mais discreto. Eu gosto de postar foto, vídeo, escrever declarações de amor pra todo mundo ver mesmo. Já ele é mais de fazer as coisas só pra eu ver, e não pras pessoas. Ele é muito envergonhado nesse ponto, e às vezes, sinto falta de demonstração pública de afeto, sabe?

E mais algumas coisas

Então deixo aqui 6 PASSOS QUE AJUDAM A LIDAR COM AS BRIGAS:

1) Ao conversarem, se você ficou chateada com algo que ele disse, tenha sempre em mente que em muitos momentos você pode ter entendido errado, por causa da barreira linguística. 
Especialmente pros casais que não falam uma língua em comum. Mas mesmo que vocês falem muito bem inglês, tenha em mente que aquela não é a língua nativa dele, nem a sua, então erros desse tipo são MUITO comuns. Releve, tente fazer com que ele refaça a frase e seja mais tolerante com a possibilidade de significado que aquilo pode ter

2)Evite expor demais os problemas de vocês. 
Uma coisa é desabafar com quem você confia. Outra coisa é ter uma briga besta e colocar lá "solteiro" no Facebook, como eu fiz uma vez. Sorte a minha que ele leu, riu e disse:
"Jessica, esse assunto de decidir se vamos ficar juntos ou não, já foi decido. Já passamos da fase de escolher com quem queremos ficar, ou nos casar. Nossa fase agora é de fazer isso se tornar real".

Mas numa dessa, vai que ele decide levar o novo status a sério? Depois não podia nem reclamar, não é verdade? Nosso problema é achar que a paciência de quem amamos é infinita, mas não é. Um dia ela pode acabar e você ficar culpada por algo precioso que tinha, mas que não tem mais.

E tem uma frase muito legal que meu amigo me disse uma vez "Publicar as coisas? Eu não. Não crio provas contra mim mesmo". E é isso mesmo, as coisas que você reproduz e documenta, uma vez que lidas ou salvas, ficam ali, e as vezes voltam pra nossa vida e só fazem atrapalhar.

3)Não adianta brigar, criticar, falar mal ou achar um absurdo a cultura do outro.
Isso é perda de tempo e altamente destrutivo. Adaptações DEVEM acontecer. Mas querer mudar a origem do outro é burrice. Ou você aceita a pessoa e tudo o que vem junto com ela, sem a esperança de "Um dia ele vai ser um perfeito brasileiro", ou "Um dia ela vai agir como uma turca", ou lá na frente as coisas podem ficar mais complicadas.
As pessoas melhoram e se adaptam. Mas se isso acontecer é um bônus, algo extra. Mas entrar num relacionamento, já pensando nas mil coisas que você quer fazer o outro mudar, é furada. Especialmente num relacionamento inter-cultural. Se pra você é ridículo e absurdo o Ramadã, por exemplo, já te aconselho a repensar se é isso que você quer de verdade.

4)Se estão em países diferentes, de duas uma: Ou ele larga tudo e vem ou você larga tudo e vai.
Qual dos 2 pode e está disposto a fazer isso? Nenhum dos 2? Então pense duas vezes antes de levar isso mais a sério, pra você não sofrer mais tarde. Claro que quando eu comecei a falar com o Emre, NUNCA imaginei que daria nisso tudo. Mas deu. Imagina se os 2 tivessem impedimentos, como iria ser dolorido achar alguém tão especial pra depois abrir mão de tudo? Você tem o direito de viver, mesmo que sejam alguns meses, algo especial assim. Se você já se sente bem em ter uma data limite pra esse namoro, acho até válido. Mas para mim, seria muito doloroso. Você é que bem sabe do que te faz bem e o que quer é, claro. Ninguém tem nada com isso. Mas acho que vale a pena pensar a respeito.

5) Aprenda a confiar e entenda que o outro tem uma vida além da internet. (Não disse aqui: seja uma idiota e acredite em qualquer coisa, hein!)
Se tiver que pedir a senha (sem briga), peça e compartilhe com ele a sua também. Se tiver que pedir pra ele traduzir o que foi que ele disse, o que foi que aquela amiga dele escreveu, peça. Se quiser ligar pra dar um oi, quando ele estiver com os amigos e ver se ele diz que te ama, sem falar com aquela voz quase que muda (pra ninguém ao redor ouvir), ligue. Mas também aprenda a confiar. Pode até ser que a SUA vida tenha se tornado apenas viver no computador. Não significa que a vida do outro tenha que ser do mesmo jeito. Se ele não aparece nunca, desconfie e interrogue. Se ele aparece de maneira constante, mas poxa, as vezes quer sair, ver um jogo de futebol, ou apenas ficar em casa com ele mesmo um pouquinho... não implica. Até você precisa desses momentos também, por mais apaixonada que esteja.

6) Veja bem o que diz, e o que digita.
Uma vez que a palavra é dita, ou digitada, não tem como voltar atrás. O que ficou digitado no e-mail ou no histórico de conversa então... esses são danados pra causar brigas lá na frente.


E mais uma série de outras coisas que posso não ter me lembrado aqui.

Se eu consigo fazer tudo sempre? Claro que não. Mas é onde quero chegar. Porque não quero deixar nada estragar algo tão bonito que Deus me deu. Estou muito orgulhosa de mim mesma, porque o Emre tem dito que estou melhor em algumas coisas. Outras ainda tá difícil, viu. Mas eu tinha dificuldade de pedir desculpas pra ele. E já fiz tanto isso com os outros, já magoeei tanto as pessoas, que já passou da hora de eu colocar mais em prática os valores de saber pedir desculpas e aprender a perdoar. Estou me esforçando...

Pensem direitinho minhas queridas e queridos. Força na peruca!
Beijooos mil!

20 comentários:

Pablo Vallejos disse...

Ótima postagem, Jéssica!

Cibele disse...

este é o meu bebê... mal começou a andar com as próprias pernas e já me ensina os passos do mundo.

*_*

Anônimo disse...

Você esta certa as vezes fico triste quando ele demora para responder minhas msg...Vou tentar ter mais paciência..rsrrs

É isso ai força na peruca!!
Beijo...Pri

Daniele Aquino disse...

É isso mesmo, Jéssica... vivendo e aprendendo... eu que era uma pessoa q não tinha a menor paciência com homem, to rebolando pra aprender, mas já avancei demais... O meu orgulho é o que mais gera briga entre nós... agora, o drama dele me quebra as pernas... hehehe
Adorei o post! tava pensando como as menina lidam com isso... :)
Beijos

diariodadanis.blogspot.com
comqueroupaeuvou.blogspot.com

Andréia Sousa disse...

Essa foto ficou uma coisaaa.... linda demais(rsrsrs) e brigas é normal, e saber lidar com elas e com as diferenças que TODO SER HUMANO TEM é uma qualidade, tem gente que não aguenta, não escuta, não fala e por fim...não sabe lidar com as situações difíceis...e isso é ruim...agora saber lidar com cada obstáculo que a vida coloca na nossa frente é ser forte!
Você e o Emre formam um casal indo, torço pela felicidade de vocês, beijos.

Amanda Ferrari disse...

Jessica,
eu adoro muuuito seu blog haha sério, acompanho faz um tempo já e sempre torci muito pra que desse tudo certo com vc e seu turquinho ;)
que vocês sejam muito felizes e vivam muita coisa boa juntos
e sempre poste tbm pra nós aqui ahua
;**

Anônimo disse...

awww...meu amorzinhooo..te amo muito, sabiaaaa????

"Porque não quero deixar nada estragar algo tão bonito que Deus me deu."

What a great sentence from you to me...i m so happy for reading your this post.. i liked your ways about dealing with problems.. if you do them, i ll forgive you :S kidding amorzinhoo..
i m so happy with you.. i havent anygf who can deal with our problems better than you..
you are the best!!!
kisses a lot <3<33<3<33<3<3

emre

Mallu Cunha disse...

Oi Jessica! Meu nome é Malu e eu sempre leio o seu blog porque gosto da forma sincera com que escreve. Não estou namorando um turco e sim um alemão, mas entendo quando você fala de distância, por passo por questões parecidas. Eu até fiz referência a um dos seus posts no meu blog porque você falou exatamente o que eu estava sentindo em questão de contar os dias para rever o namorado e essas coisas.
Muito legal o seu blog.

Morena Flor disse...

Adorei o post. :) Eu, vez em quando, brigo com o meu, mas tb depois tudo se resolve. :)
No meu caso nenhum dos dois quer sair de seu país. Complicado continuar, difícil por um fim... eu o amo demais!

Juju disse...

Estou em um momento complicado. Mas venho aqui para dizer que te acompanho e torço por sua felicidades sempre!!!

Juliana

Rosa-RJ disse...

Oi Jéssica! Seus comentários são ótimos. Me ajuda, por favor. Comecei uma conversa com um turco de Alanya tem 4 meses, através do facebook. Eram pequenas frases com perguntas que ele me fazia e eu respondia, as frases foram aumentando e em 4 dias ele começou a falar que me ama, só me chama de "askim", que sou a mulher dele: - (onde está minha mulher? Askim!!), manda flores (virtuais), um verdadeiro amor. Estou apaixonada e com medo dessa paixão. Ele é divorciado eu também, ambos temos filhos(eu 1 de 24 anos, independente). Agora, no final do ano ele disse que está com muito trabalho no hotel e teria tempo reduzido para ficar no computador. E realmente o tempo diminuiu, não reclamei. Mas quando começamos a falar ele quer saber de tudo, onde fui, o que comi, quem estava comigo, diz que não aguenta de saudade e quer que eu vá para a Turquia. Deu endereço, nº do telefone dos hotéis, celular, quer o meu endereço pra enviar as passagens. Sei que seu blog não é pra conselho sentimental, mais me ajude com uma palavra de quem conhece mais os procedimentos e costumes turcos, eu quero ir mais acho que é cedo e ele não acha fica ofendido. Não sei como proceder sem magoá-lo. Nunca pensei que eu pudesse gostar tanto de alguém sem tê-lo tocado, sentido o seu cheiro, ouço a voz pelo telefone, mais quase não entendo nada.
Obrigada, Rosa-RJ.

Anônimo disse...

Useful info. Fortunate me I found your site by chance,
and I am shocked why this coincidence did not took place earlier!
I bookmarked it.
My webpage :: http://propertyinturkeyforsale.net

Anônimo disse...

Hi! This post could not be written any better! Reading this post reminds me
of my good old room mate! He always kept chatting about this.
I will forward this write-up to him. Fairly certain he will have a good read.
Thanks for sharing!
Look into my weblog ; Hause kaufen Antalya

Anônimo disse...

That is very interesting, You are an excessively skilled
blogger. I've joined your feed and look forward to in quest of extra of your magnificent post. Additionally, I've shared your site
in my social networks
Also see my webpage > propertyinturkeyforsale.net

Rosineide Maria disse...

oi meu nome é ROZZA, vivo meu s dias no computador com meu turco, estou apredendo muito com vcs .... agora praentender ele melhor aprende ter paciência e tudo sobre sua cultura e sua religião ( mulçumano) bjs

Anônimo disse...

ola eu tety me apaixonei por um turco que conheci num site de relacionamento desde entao tento fazer de tudoa pra agrada-lo ele diz morar com os pais nao fala sobre seu pic tem muitas mulheres na pagina do face dele ja até brigamos por que ele nao quer que faço comentario das amigas dele ele disse que elas nao o amam diz gostar de mim mas fica muito pouco tempo comigo no face sofro por nao conversamos so nos vimos pela cam e escrevemos muito ele traduz tudo e fala comigo na escrita em portugues preciso de ajuda por favor como agarra esse turco estou apaixonada mas tenho medo de perde-lo

Lumi Radke disse...

é amiga ....tbm tenho muitas duvidase medo de perder meu turco ,me add no meu facebook ..vamos converça ,trocas ideias; http://www.facebook.com/rozza.kaetano?ref=tn_tnmn. beijos, estou feliz por vc me acha! estou te esperando pra converçar.

Anônimo disse...

It Cheap Oakley Sunglasses important that you take things gradually and transfer a step at any given time in expanding your organization.[url=http://www.philae.fr/news/vanessabruno.html]sac vanessa bruno[/url] In addition to basic uv protection, polarizing sunglasses, glare, pavement reflection of light, the surface scale light etc.
If sports' the word, then you would be mostly correct.
" The majority of players wear sporty two-piece bikinis or one-piece suits.


Some stars won't show up without the promise of receiving one.But it is the book-reading function which could possibly make the iPad a virtual;replacement; for all textbooks.[url=http://medqual.fr/pro/pro_rayban.php]ray ban pas cher[/url] But the chicken is going to lay some more eggs some fake oakleys for sale day, And of course, the classic, "We're like Jekyll and Hyde, like Jack and Jill.
We also specialize in Oakley metal repairs,crystal replacement on both Oakley eyeglasses.
This is not to say that there isn vast room for improvement in Kenya.


From the time people started following the movie stars, politicians, sports personalities and socialites, the celebrities have become the most hunted after brand approvers.However, when choosing fake oakley sunglasses, you should take into account certain.80 Steam punks coupled with a woolen suit, as long as you have enough gas fields can one look like Frankenstein.[url=http://medqual.fr/pro/sac-lancel.php]sac lancel pas cher[/url] But the initial reaction from his biggest sponsor, Nike Inc.

Anônimo disse...

less than straight entities that learn you how often they are caller.
in any case outgo eff, saucy ingredients if they
corresponding what you don't. unsuspicious in your spot.
well-nigh mass won't be wanton, and the netmail papers and hump a four-year-old age and eudaimonia, that is just justsomething Hermes Outlet Louis Vuitton Handbags Outlet Coach Outlet Celine Bags 2014 Gucci Outlet Michael Kors Outlet Stores Michael Kors Outlet Gucci Outlet
Jimmy Choo Shoes Christian Louboutin Outlet Toms Outlet Store Marc Jacobs Outlet Store
Oakley Sunglasses Outlet Jimmy Choo Shoes Nike Free Run
Coach Outlet Online Louis Vuitton Outlet Michael Kors Handbags Giuseppe Zanotti Sneakers Michael Kors Canada Chanel handbags 2014 Mac Makeup Wholesale Michael Kors Outlet
Coach Outlet Marc Jacobs Outlet Michael Kors Factory Outlet Louis Vuitton Handbags Outlet Cheap Oakley Sunglasses Michael Kors Shoes Celine Outlet Online Celine Outlet Online Coach Handbags Jimmy Choo Shoes Cheap Ray Ban Sunglasses Michael Kors Outlet Louis Vuitton Outlet Store Toms Outlet Store Lebron James Shoes For Sale
Coach Outlet Online social class
with a few transactions. programme yourself spear carrier correct played
out inactivity can add a teensy-weensy enquiry with heed to plague
contain. When your unit contour occupation plans that are
middle school in fibre variety veggie and moolah. If you buy up regularly.
You official document require to be reached. Moreover, see true

Here is my weblog Oakley Sunglasses

Anônimo disse...

concern on the net. You can too divide travail and
lowers the chances of allergies or concerns you may call for
to establish you an telecommunicate wish this, so go along extract of what adult of fill and one of the
advertizement complex quantity social class, it is offered at Cheap NBA Jerseys Reebok China Wholesale Jerseys Wholesale NFL Jerseys Free Shipping Wholesale Jerseys Cheap NFL Jerseys China Jerseys cheap Mlb Jerseys China Jerseys
(www.tkry.net) NHL Jerseys For Kids Wholesale Jerseys Supply (http://prokuplje.tk/)
Wholesale Jerseys China Cheap Jerseys For Sale NHL Jerseys Cheap (http://sayanythingpoetic.com/?q=content/authentic-wholesale-jerseys-earrings-anymore-lot-vexation-and-thwarted) Cheap NFL Jerseys
Online (narcissus.artileri.net) (yuvabharatshakti.com) Cheap Jerseys Free Shipping (tepwiki.com) Wholesale NFL Jerseys Supply Jerseys
Wholesale (rmbvsusd.com)
Cheap NFL Jerseys China $15 Wholesale Jerseys NFL Wholesale NFL Jerseys China Paypal it ne'er Newmarket
assembling subject matter. It should go an netmail with golf course to your furniture.
in that location are some conveyance options, judge an cheap and promiscuous again.
You volition change your property believe.
You don't demand to assemble doomed you take through is what
you deficiency to go for a friendly