segunda-feira, 23 de abril de 2012

Participando de um "Çocuk Bayramı"

Você sabe o que é comemorado no dia 23 de Abril, aqui na Turquia?
Diferente de como é no Brasil, o Dia das Crianças, que é celebrado no dia 12 de Outubro, acontece no dia 23 de Abril por aqui.

Neste dia, no ano de 1920, a Grande Assembleia Nacional foi fundada e para comemorar tal evento, o dia 23 de Abril foi proclamado como feriado nacional em 1921. Porém, desde 1927 se tornou também oficialmente, como um presente de Atatürk - fundador da República - para os pequeninos da nação, o Dia das Crianças (em turco: Ulusal Egemenlik ve Çocuk Bayramı = Festival Nacional da Soberania e das Crianças).

Não só um feriado nacional e um motivo de festa e brincadeira para as crianças, a comemoração abriga vários eventos e apresentações. Algumas delas em escolas locais, porém a maior e mais conhecida é o "TRT International April 23 Children's Festival", comemorada inclusive por outros países como Alemanha, Espanha, Egito, Albânia, Tailândia, dentre tantos outros.

Taqui um vídeo da apresentação de gala, das próprias crianças da Turquia, na comemoração do ano passado:

Já essas são as crianças da Espanha, na sua apresentação. Tudo isso acontecendo na Turquia, também como uma maneira de mostrar toda a famosa ótima hospitalidade do povo turco.

Hadise, cantora pop que faz o maior sucesso por aqui, se apresentando pra animar a galera rs:
O festival tem sido celebrado internacionalmente desde 1979, mas a sua primeira comemoração aconteceu em 1920. Um dos grandes objetivos deste festival é contribuir com a criação de um mundo onde as crianças possam viver num mundo que desenvolva os sentimentos de fraternidade, amor e amizade.

Hoje, eu pude sentir um pouquinho mais dessa comemoração, assim como no post anterior onde mostrei o Festival da Primavera. Mais uma vez, fui nessa mesma escola assistir as apresentações que as crianças fizeram para os pais e amigos e foi a coisa mais fofa! A escola estava toda decorada e as crianças com roupas especiais.

Uma das salas de aula
Pátio da escola todo decorado
E os corredores também! :)
Aqui, um pouco antes do evento começar... os pais sentados e as crianças só esperando a festa e as apresentações começarem.

Oh ali que bacana, uma menina jogando basketball com os meninos
Não parecem 3 princesas da Disney? Lindinhas demais, queria levar até pra casa rs :))

E não tem só música turca, vamos de Waka Waka!  rs

Lembram do post que eu estava mostrando uma dancinha turca típica? Oh ela aqui de novo. Coisa mais linda do mundo a roupa das meninas, parecendo noivinhas!

E aqui os menorzinhos cantando umas das músicas especiais pra esse dia "Yirmi Üç Nisan - Vinte e três de Abril"


E algumas fotos pessoais:
Porque quando você é estrangeiro, você meio que vira ATRAÇÃO turística/circense né rs. Daí lá vou eu tirar fotos com as amiguinhas da Gaye, umas queridas também! 
Minha família turca
Tá vendo esse senhor de terno e de óculos, sentado à esquerda da foto? Ele é o diretor da escola. Meus vizinhos foram lá falar com ele, e quando falaram de mim, ele pediu pra ser apresentado a mim. E ele foi a pessoa mais querida, dizendo que estava feliz por eu querer fazer parte do festival também e que era uma alegria me receber. E de quebra, ele tava com uma flor na mão e me deu, que gracinha! :)
Oh a flor aqui. Um dos tesouros da primavera! <3
Bengisu, a amiga mega estilosa da Gaye.
Bem, TIVE QUE tirar uma casquinha desse óculos ultra fashion haiuahuihiauh
Me despeço agora com os erros de bastidores hahaiuahu. Como sempre um beijão a todos!
Até a próxima postagem (espero que me venha alguma ideia genial, que minha criatividade pra esse mês tá escassa rs).

Ps: aqui estão algumas das fontes que eu visitei para montar esse post, quem quiser saber um pouco mais, clique aqui, aqui ou aqui no site Turkish News.

3 comentários:

Priscila disse...

Mas que tchuco!e semana passada meu brother turco me falou sobre essa comemoração e até mostrou listas de países participantes.E disse que era uma vergonha o Brasil não participar xD.É vèro que os pequenos passam um mês na Turquia?isso não é perder muita aula em casa?

Tazz ♥ Marsha disse...

Que post bacana, Jessiquinha!! :)) Estou adorando conhecer um pouco mais da cultura turca através do seu olhar!! Valeu por dividir suas experiências com todas nós. Ahhhh criativadade p/ o próximo post se Deus quiser não vai faltar! Beijo flor :)

Camila.

Daiane Souza. disse...

Oi Jessica.
Que legal você compartilhar um pouco da sua vida na Turquia, com as pessoas. O post ficou lindo, as crianças são tão fofas, amei elas dançando, a cada dia cresce meu amor pela Turquia e pela cultura turca.
=)

Beijos Daiane Souza.