terça-feira, 17 de abril de 2012

Participando de um "Nevruz Bayrami"

No último dia 21 de Março (é, tô bem atrasada, eu sei!), houve na escola dos filhos da minha vizinha a comemoração do que chamamos de "Nevruz Bayrami", que significa algo como Festival do Novo Dia, Festival da Nova Luz do Dia, ou até mesmo Festival da Primavera, já que é isso o que é comemorado: Depois de tantos meses de frio e de menos incidência solar, a chegada da linda Primavera. Nevruz é a festa do renascimento, de renovação da natureza, de um novo início.


Essa festa é feita e comemorada, principalmente por crianças. Na semana do Nevruz Bayrami, vi na televisão uma série de reportagens e matérias sobre jovens e crianças comemorando esse dia, tanto nas ruas, como em suas casas e escolas também. Infelizmente, como em todo o lugar, tem sempre alguem que gera confusão. Lembro que o Emre me ligou e pediu cuidado ao andar pelas ruas. Mas fora isso, foi muito bacana poder observar algumas das tradições.


A mais curiosa para mim, porque me lembrou muito o meu BRASIL, foi a tradição de pular fogueira, assim como acontece nas Festas Juninas mais tradicionais.

Pra minha sorte de turista recém-chegada, na escola dos filhos da minha vizinha, os professores e diretores da escola organizaram a comemoração desse festival para as crianças (e vamos combinar, que tinha muito adulto entrando na brincadeira também rs). As mães preparam doces e salgados, parte das aulas foram suspensas, os alunos foram todos trazidos para a parte externa da escola, e dá-lhe brincadeiras.

Na fachada da escola, 2 das coisas mais comuns de se ver em toda a Turquia: A Bandeira e a imagem de Mustafa Kemal Atatürk - que por vezes é substituída só por sua assinatura, ou monumentos em sua homenagem.
As crianças brincando, já esperando as atividades começarem. Oh que bonitinho o uniforme :)
Algumas delas: 
Uma das coisas que mais adoro: Dança Típica!

Pulando Fogueira

Martelando o metal - Se você me perguntar o que e como, não sei explicar exatamente. Mas me soa como uma demonstração de força entre os homens!
Agora a vez dos mais jovens! :)
Aterrar e regar uma nova planta. Acredito que seja pra reforçar a celebração da Primavera, nada mais bonito e significativo, do que uma nova plantinha a ser cuidada.
E do mais, do que eu vi no dia, tiveram também simplesmente as brincadeiras das crianças. As meninas pulando corda, como criança mesmo sabe? Coisa que já não é mais tão comum nas meninas de 10/11 anos. Correr com uma colher na boca, com um ovo cru nela também é ótimo, hahaha. Não tirei foto, mas foi bem engraçado também. :)

Cabo de Guerra!
Pulando corda :)
Como eram menorezinhos, as criancinhas do jardim de infância estavam dançando ali do outro lado, que fooooofos :)
A Gaye veio trazer as amigas dela da escola pra tirarmos uma foto. Oh que FASHION o RayBan rosa da amiga dela rs.
Derya, minha vizinha-amiga-anja-protetora de todas as horas :)
Meu grande carinho e respeito por essa nação, e por tudo que nela está. Respeito pela bandeira e pelo significado lindo que ela tem e minha grande admiração por Atatürk, pelo que ele fez e representa na Turquia até o dias de hoje.

Quem quiser mais informações sobre o Festival da Primavera, dá uma olhada nesse link da Wikipedia e também esse link em inglês da Turkish Cultural Foundation.

Eu gosto muito dessas tradições, e em especial estar nelas, sentir elas de verdade, sabe? Acho nos enriquece como seres humanos e nos faz abrir um pouco mais a nossa visão de que a vida não é só o nosso quarto, a nossa rua ou o nosso país. É muito além. Um planeta que recentemente atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes, contém histórias e tradições tão ou mais incríveis até, do que as nossas próprias, apenas precisamos nos livrar de certos preconceitos, e abrir a nossa cabeça pro que é novo e diferente.

Espero que com o post de hoje, eu tenha conseguido fazer vocês se sentirem um pouco mais perto da beleza desse sentimento. Um grande beijo a todos os que sempre passam por aqui! :)

7 comentários:

Kátia Malgueiro Karaman disse...

q coisa maaaaaais linda!
Por aqui isso aconteceu tb, mas nao consegui ver :-( q otimo q vc conseguiu! sem contar a energia boa que as crianças nos transmitem!

Ninguem pode contestar o qto vc ama esse país né? ;-) Acho q vc nasceu pra ele, por isso Deus te deu um principe turco rsrsrs!!!

Fica com Deus! Eu acho q tem videos nesse post, mas pelo tablet eu nao consigo ver... vejo mais tarde ;-)

beeeeeeeijos coisa mais linda! S2

Kátia Malgueiro Karaman disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia disse...

Amei esse post! Também sou apaixonada por festas tradicionais e realmente é uma riqueza muito grande poder conhecer outra cultura e ainda mais vivenciá-la! Ah! Seu cabelo também estava lindo! Beijos

Tazz ♥ Marsha disse...

Q post gostoso de ler, Jessiquinha!! É sempre muitoo bom aprender um pouco mais sobre esse país que a gente ama tanto :) ahhhh adorei o vídeo da dancinha, dá vontade de começar a dançar igual a eles hehehehehehe! Beijooo!

Camila.

Daiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daiane Souza. disse...

Oi, Jessica.
Adorei seu blog, o post da festa, as crianças dançando é muito lindo, da vontade de dançar também rsrsrsrsrs.
Fica com Deus
Beijos
Daiane Souza.

Bruna disse...

Aiiiiiiiii quanto mais leio esse blog, mais me da vontade de ir pra turquia T.T

Eu queria que alguem me tirasse uma duvida..o avô do meu queridinho da turquia morreu :( e ele ta muito mal gente..como pode, e o pior, os dois tem o mesmo nome :/
Queria saber como agir numa hora dessas..pq aqui no brasil qndo um familiar nosso morre, eh feito o velorio, enterro..ficamos triste mas a vida segue, nao sei como sao as coisas por ai na turquia..alguem pode me dizer? :/