quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Faltando 4 meses: Como vai a mudança?

Caracoles... Há quanto tempo eu não posto aqui no meu cantinho, bateu até saudade.
Fiquei enrolada com semana de provas, porque né, preciso me formar, antes de todas as coisas.
Depois a inspiração não vinha. Assunto até tinha, mas não fazia aquele clique.
Mas ok, chega de enrolação...

Hoje, dia 04 de Outubro, marca oficialmente  a contagem regressiva de 04 meses para minha mudança de moradora do Rio de Janeiro, para uma moradora de Istambul.

Sempre quis morar fora e eu pensava que se esse dia chegasse pra mim, ia ser tudo muito fácil. Juntar um dinheiro, fazer minhas malas e pronto. Minha mãe se mudou ano passado pra Portugal, e ela sempre disse que só quem se muda dessa forma, consegue sentir e entender a complexidade desse momento.

Eu nunca dei ouvidos, e achei que era tudo um grande exagero. Afinal... viagem, morar fora, estar na Europa, outra qualidade de vida, achei que seria o sonho de qualquer um. Mas não é tão simples assim não.

Fora o fato de começar a sua vida de novo, absolutamente do zero, pode fazer você passar alguns perrengues no começo, e no processo pré-viagem também. Juntar dinheiro (ainda mais pra quem paga suas próprias contas e tem seu salário já quase todo comprometido com a casa e família), passaporte, visto, legislação do país que se vai morar, procurar um emprego numa língua diferente da sua, pode ser uma tarefa bem complicada.

Sem falar nos 1001 e sentimentos. Dá medo de tudo. Medo de não conseguir um emprego legal. Medo de não conseguir se sustentar. Medo de implicarem com sua entrada no país. Medo de não se adaptar. Medo de não aprender bem o idioma. Medo de viver a vida longe do conforto da sua casa. Medo de estar longe da família (que acaba sempre salvando a nossa pele). Nem tudo é tão difícil, mas nem tudo também é tão fácil. Por isso, todas as decisões deveriam ser feitas com os pés no chão, com calma, bem planejadamente.

Não há história certa que não possa dar errado. Nem história "errada" que não possa dar certo. Ponto. E se o que parecia que era errado, se encaminhar de uma forma positiva, BÔNUS! Mas não dá pra confiar que não importa o que você faça, que tudo vai dar sempre certo no final. Pode até ser isso mesmo. Mas se um dia não for, o que é que você vai fazer? Há de se planejar.

"Acredite em milagres, mas nunca dependa deles". Isto é, acredite que o impossível, pode ser muito possível. Só não viva somente esperando por um milagre, sem fazer a sua parte.

Droga, já passou de meia-noite, e não é mais diga 04, estraguei o post hahaha...

Beeeeeeijos








3 comentários:

Dani disse...

Menina... falta menos de 3 meses pra eu me casar com meu habibi... sério, tô meio anestesiada e perplexa pq acabei de chegar a essa conclusão! haha... Tudo indica que vou morar no Egito, mas isso será lá pra julho, então tenho tempo! Mas to com medo também... essas incertezas nos matam, né! InshAllah vai dar tudo certo pra nós! Fica bem! Beijos :)
diariodadanis.blogspot.com

Jessica disse...

Dani,
3 meses, caraaaamba, falta pouco hein o coração deve estar acelerado que só. Olha Dani, o coração aperta, ficamos com medo, sofremos... sem bem como é isso, mas FORÇA! Creio que Deus tá nesse negócio. Beijocas e fica bem tbm, querida :)

Andréia Ramos disse...

Olá menina! Gostaria muito de te conhecer, pois a sua história é o meu espelho. Como faço para ter seus contatos? Eu também conheci um turci (Ismail) que precisou ir embora para prestar o serviço militar, ele entreou em dezembro e sairá em maio. Preciso muito conversar com vc. Grande abraço, Andreia Ramos.