quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Preparativos Pré-Mudança [Atualizado]

Você decidiu que quer se mudar. A chance apareceu. Tá tudo indo pra frente. Você bateu o martelo e decidiu: sou maluca e vou me mudar pro outro lado do mundo? Parabéns, bem-vinda (o) ao clube. Agora, acorda Alice, que tem MUITA coisa pra você fazer, pela frente.

Bem bem bem... então nesse momento de pré-viagem, tem alguns passos que eu estou tomando. Todo dia aprendo algo novo com minhas amigas, toda hora lembro de algo que está faltando. Pra isso fiz uma listinha que me ajuda a me organizar nesse momento.
  • LISTA DE COMPRA
Primeira Passagem!
  1. Passagem Aérea: Jura, Jessica? Que Gênia! hahaha. Mas eu digo, fique de olho em promoções das Empresas de aviação no Twitter e Facebook, por exemplo. Sempre que lembrar, cheque, pergunte a amigos se sabem de algo. Eu sigo a Turkish Airlines, a Tam e a Gol no Facebook. Não sei em relação às outras companhias, mas a mesma passagem no site da Turkish é sempre um pouco mais cara do que em outros sites de compra. Tipo DecolarAmericanas Viagens ou Submarino Viagens. As minhas passagens São Paulo-Istambul comprei pelo Submarino, escolhendo a Turkish, e o legal é nesse site você fazer um cartão de lá, e parcelar sua passagem em até 10x sem juros, quando nos outros cartões, o máximo é 5x sem juros.
  2. Itens Brazucas: Tem coisas que você não vai achar no país pra onde você está indo, ou se acha, são muito mais caros. Coloquei na minha lista: Havaianas, blusas e bandeiras do Brasil [Pra você que achava que não, possivelmente você vai se sentir muito mais nacionalista e querer se sentir mais em casa com essas coisas], leite condensado [que eu já falei mil vezes aqui], cortador de queijo [o Emre, nunca tinha visto cortador que nem o aqui de casa], abridor de lata. E OUTRA COISA QUE EU JA IA ESQUECENDO... Minha amiga Gabi, Turismóloga, Agente de Viagens, que me ajudou, e tem ajudado MUITA gente, fazendo a compra das passagens através da Agência que ela trabalha... ela dá uma consultoria super legal, ajuda a buscar as melhores opções de passagens e hotel. Pra quem tá meio perdido nesse assunto, entre em contato. Eu super recomendo a compra com ela. (gebbylima@yahoo.com.br)
  3. Necessidades da Viagem: Ziplocs [pra embalar todos os líquidos, uma amiga disse que é uma norma rígida pros EUA, guardar assim e de qualquer maneira evita de abrir e deixar por suas roupas exarcadas de perfume ou óleo de banho], Necessaires, caixinhas ou latinhas LEVES, pra organizar melhor suas coisas dentro da mala. Durex pra vedar embalagens. Mini-cadeados, se a sua mala já não tem. Por aí vai...
  4. Revelação de Fotos: Quero fazer um muralzão de fotos no meu quarto. Revelei fotos que eu tirei até de paisagens e objetos que são importantes pra mim. Fora fotos com os amigos, com a família, fotos de infância. Scanneie suas fotos antigas e revele-as! Sempre tem umas promoção no Peixe Urbano ou GroupOn.
  • BUROCRACIAS A RESOLVER
  1. Diplomas: Se você quer estudar ou trabalhar, reuna todos os seus diplomas. Se tem algum pendente, vá atrás. Com ANTECEDÊNCIA. Burocracia quase sempre demora.
  2. Cancelamento de contas: Se você banca suas casa, cancele suas contas de telefone, de internet, e tudo mais. De repente é bom ter ainda uma conta no banco aqui no Brasil, caso precise fazer transações futuras daqui pro seu país. Se você pensa voltar constantemente pro seu país, passe seu telefone celular de plano pós-pago para pré-pago, não precisa necessariamente cancelar. Pode cancelar também, mas ao vir pra cá, ou compra um novo, ou vai ter que usar o de alguém.
  3. Documentos: Faça uma procuração no nome de alguém que você confia absurdamente muito. Caso aconteça algum problema, essa pessoa pode responder no seu nome e resolvê-los, sem você precisar ter que voltar. Cheque também o prazo de validade do passaporte e renove-o, se for necessário. E todos mais o documentos possíveis.
OBS: Deixe o menor número de coisas possíveis pendentes, pra você não se aborrecer na frente. Puxe pela memória, sempre tem alguma coisa que a gente esquece, quando o assunto é PAPELADA.

  • PARA LEVAR NA MALA
  1. Roupas, Sapatos, Bolsa e Acessórios: (escolhas os seus preferidos, que você não vive sem, nem que a vaca tussa. Lembre: sua mala NÃO é a bolsa da Mary Poppins, que é infinita e cabe tudo)
  2. Objetos de Decoração: (Não, não estou falando do seu sofá. Coisinhas tipo, um objeto, uma capa de almofada, um enfeite da sua mesa. Coisas que você tem grande apego, e te farão se sentir em casa, na sua nova casa.
  3. Produtos de Beleza e Higiene: (De novo, só os seus preferidos, e que não acha que vai encontrar por lá. Tô levando meus perfumes da Natura e do Boticário)
  4. Cama, mesa e banho: (Vou levar uma toalha e um edredon que eu aaaaaaaamo que não vai ocupar tanto espaço. Tem gente que acha desnecessário, fica a seu critério)
  5. Eletrônicos: (Isso eu prefiro levar na bagagem de mão) Laptop, Celular, Câmera fotográfica, e seus respectivos carregadores, cabos usb's, fones, e coisa e tal.
  6. Pastinha reunindo todos os seus documentos, inclusive uma carta convite, se não tiver ainda um visto, ou for sua primeira vez no país)
  7. Remédios: E outros aparelhos tipo nebulizador.
  8. CD'S E DVD'S
  9. Babyliss, secador de cabelo e afins.
  10. Óculos, lentes de contato: e outras coisas pequenas, mas necessárias.
  • PREPARATÓRIOS
  1. Consultas Médicas: Diga que vai se mudar, peça recomendações, e faça check de tudo. Clínico Geral, Dentista, Oftalmologista e o que mais você precisar. Procure saber dos remédios, pra quando eles acabarem, você achar o equivalente, depois. (Dica da Marcela e da Janaína, Obrigada!)
  2. Festa de Despedida: Você pode tentar fazer um "Chá de Euro" pra ver se consegue juntar um dinheiro a mais, já que espaço é algo que você NÃO tem, get over it! Reúna, família, amigos, parentes que faz anos que você não vê. Especialmente se você não sabe quando volta. Faça isso, vai por mim. A saudade pode doer muito.
  3. Marcar a Mala: Amarra uma fita, um pompom, sei lá... facilita MUITO ver a mala na esteira, depois. Veja antes! Todo mundo acha que vai lembra disso na hora e NÃO LEMBRA. É sério.
Muitas coisa pra pensar né? Acha que tá cedo? Quando você menos esperar já está em cima da hora. E detalhe: com certeza absoluta, ficou faltando algo nessa minha lista. Por isso é sempre bom colocar tudo no papel. Lembrou, anota. Depois começa a colocar em prática assim que puder.

Vamos que vamos minha gente. Beijocas ;*

5 comentários:

Amando em Turco disse...

nossa, estamos em completa sintonia eu tb tenho essa listinha (?) to fazendo tudo aos poucos principalmente a parte burocratica

Jessica disse...

É isso aí, o seguro morreu de velho não é verdade? Não adianta, sem organização, fica tudo muito perdido... boa sorte pra nós! :)

relvis presley disse...

amore.. amey o template novo.

Dani disse...

Oi Jéssica! Acabei de ver que estamos com o mesmo template hehe... mas é lindo e arrasamos! :)
Gata, tô no meio da galera loka que vai se mudar pro outro lado... possivelmente vou em julho, mas antes vou e volto em janeiro...
Anotei as dicas e fiquei pensando numa coisa... você vai traduzir seu diploma aki ou lá na Turquia?
Beijos e boa sorte! :)
diariodadanis.blogspot.com

Jessica disse...

Relvis,
Que bom, obrigada :)

Dani,
Meninaaaaaaaaa, cacilda, tanto site e tanto template pra escolher, e escolher logo o mesmo? rsrs Temos mesmo bom gosto então. Vou ver então se acho outro que eu goste mais, pra não ficar o mesmo. Não que tenha problemas em ser o mesmo, mas acho que fica com a nossa cara né? :p
Dani, a Relva (que comentou aqui em cima) me recomentou traduzir tudo lá, por ser mais barato, mais ágil, e se traduzido por um tradutor juramentado da Turquia, fica mais fácil de ser reconhecido por lá, do que se fosse um brasileiro por exemplo.
Boa sorte pra nóóós, Beijocas ;*