sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sim: vou a Turquia! [parte 1]

Juro, só de escrever esse título eu acho que estou ficando maluca.
Como assim você, dona Jessica vai pra Turquia? Eu hein.

As pessoas vão pensar (algumas até dizem):
E você tem dinheiro e tempo pra isso? Vai estar muito frio lá em Janeiro, sabia?
Você não tem roupas de frio que sejam suficientemente quentes pra você usar lá.
Você tem asma, rinite, bronquite, sinusite... você vai ficar muito doente quando chegar lá, estou avisando.
E outra... você vai ter que usar véu lá! Todos os países ÁRABES/ISLÂMICOS as mulheres são oprimidas, numa sociedade machista, onde elas não podem fazer nada e são obrigadas a usar aquele monte de pano na cabeça.
Parece que é doida... aquilo lá explode, cheio de terroristas e atentados o tempo inteiro. Eu bem assisti no jornal o caso daquela mulher que foi condenada a morte a pedradas. E esse tal de turco, pode pegar você e te vender por um barril de petróleo pra algum sheikh. Pelo amor de Deus, você está maluca? Você não pode ir a Turquia.

E eu digo:
É pra começar a rir agora ou daqui a pouco?
Dinheiro mesmo eu não tenho, mas que coisa hoje em dia não se pode conseguir comprando em parcelas?
Eu sei que vai estar frio, mas minha mãe está morando em Portugal, e ainda não morreu. Se eu quiser visitá-la algum dia, preciso ir pro frio.
Sim, tenho várias doenças respiratórias. Já fui ao médico, pedi recomendações pra que eu fique bem enquanto estiver lá, e farei como ele disse. Vou levar meus remédios, meu nebulisador e tomar todos os cuidados necessários. Já estou tomando vitamina C desde já, pra ficar com os anticorpos bem fortinhos.
Momento cultural: A Turquia não é um país árabe.  Ela é considerada um país, euroasiático porque é o único país do mundo que se encontra nos 2 continentes. Sua grande maioria na Ásia, e uma uma porção de Istambul (a cidade pra onde vou) na Europa, e são ligadas pela Ponte de Bósforo.
Outra coisa ser árabe não é a mesma coisa que ser muçulmano. Existem árabes que são cristãos por exemplos. E existem muçulmanos, que não são árabe, como é no casa da maioria das pessoas na Turquia.
Também é um país laico, ou seja regido por normas e leis de um código constitucional. E não um país teocrático, onde o que rege o país são as leis religiosas como no Irã, Sudão, Arábia Saudita, Vaticano... e outros.
Existem terroristas e bandidos em qualquer lugar do mundo, ou o que será que a Polícia Militar, o BOPE, o Exército, a Marinha foi tentar capturar na Favela do Cruzeiro e no Morro do Alemão nessas últimas semanas? Os Ursinhos Carinhosos? E queimar ônibus não é atentado não, apesar uma forma de expressão artística? Claro que em algum países, existem constantes guerras sejam políticas ou religiosas... mas fora isso estamos todos no mesmo barco, com problema de violência.
O turcos (e árabes, e muçulmanos, e hindus, e indianos...) são pessoas normais, assim como nós, precisamos desmistificar aquela idéia quase que de história infantil que muitos de nós ainda tem.

Não, ninguém vai me vender pra um sheikh por Petróleo.
Não, ele não é nenhum bandido ou criminoso.
Não, não estou com medo. Estou é mais feliz do que jamais estive.

E sim, apesar de todos os poréns e barreiras, tenho uma só resposta pelo qual motivo acho que finalmente estou fazendo minha primeira viagem internacional, e em específico pra Turquia. Porque Deus permitiu.
E com todas as explicações do mundo, quando o impossível (ou quase) acontece, é sem dúvida algo que já estava planejado, por algum motivo, muito mesmo de nós fazermos os planos.

Por isso, serei eternamente grata, seja lá o que me espera depois. Muito obrigada, meu Deus!


Ps: Posso postar um musiquinha fofa que me faz sorrir só de lembrar, porque me lembro dele?
Posso mesmo? Então tá. :)
Seja curioso e clique aqui, pra ouvir

1 comentários:

Anônimo disse...

ta certo jessica vc seguiw o seu coraçao...deus continui te abençoando...amei esse blog ...tem tudo a ver cm migo...e o q eu to vivendo...bjs