terça-feira, 20 de março de 2012

Fazendo compras no Bazar

Quase nem tô falando mais de namoro, relacionamento, briga e coisa e tal, né?
Sei que a maioria que passa por aqui, tem um turco em sua vida, e por isso muitas vezes se corrói de curiosidade sobre hábitos, dia-a-dia, personalidade e etc. Mas como eu sempre digo: não tem uma fórmula mágica.

E também, faz pouco tempo que eu cheguei, o Emre ainda está longe de mim, temos menos contato do que tínhamos antes, apesar de eu estar no mesmo país que ele. Minha visão é fresca de recém chegada a esse maravilhoso mundo novo, e quero compartilhar um pouquinho de tudo que me chama atenção.

Faz umas 3 semanas, que todas as terças-feiras, vou ao Bazar com a Derya, minha vizinha, ver as novidades e fazer umas comprinhas. Sempre que eu precisava comprar uma coisa mais simples, ela dizia pra mim:
- Jessica, não compra aqui não. Lá no Salı Pazarı tem isso também, só que mais barato, você vai gostar!
A gente sempre enrolava, mas nunca ía mesmo. Até que um dia fomos e viramos frequentadoras assíduas rs.

Raramente saio de lá de mãos vazias, porque tem uma barraca por exemplo, que vende TUDO a 10TL. E tem muita coisa bonita, viu! Eu nunca nem tinha me ligado em tirar foto e documentar como é lá pelo Bazar (que é umas mistura do que a gente chama de "Feira" lá no Rio - com comida, frutas, verduras e umas poucas roupas - com a "Feirinha" - que é feito pra comprar roupa mesmo, tendo barraca dos mais variados estilos).

Então lá vai algumas das fotos, pra vocês terem noção.
É bem grandão assim e fica cheio

Hahahaha, oh só o que o moço dessa barraca faz pra chamar atenção. E chama mesmo, eu fico morrendo de rir, e sempre passo pra dar um oi pra ele, que fez até pose pra essa foto :D
Daí as pessoas ficam procurando as peças que gostam mais, e ele fica lá de cima ajudando a achar no tamanho ou cor certa, e claro, recebendo o dinheiro de todo mundo heheh ;)
Essa é uma barraca de capas de almofada e toalhas de mesa

Mesmo com o frio todo que tava há 2 semanas atrás, tava lá firme e forte a barraca de biquinis
Camisas Masculinas
Óculos escuros pra todos os gostos
Quase comprei um desses cordões hohoho :p
Blusas da última moda, tá bem?
Almofadinhas coloridas
Frutas frescas- Meyveler
Frutas secas e sementes
Mais roupas!
Artigos de decoração pra casa - amei esses daí!
Flores - Çicekler:)
Oh alá o Olho Turco, o Dervixe e a Tulipa - símbolos da Turquia
Nosso amigo de todas as horas, o Simit, pãozinho em formato de rosco, quase sempre coberto com gergelim.
Calças esportivos - que a gente usa em casa mesmo rs.
Mulheres doidas por acessórios, se segurem: BOLSAS!:)
Posso estar enganada, mas acho que a mulherada por aqui prefere esse tipo de joia mais "bruta", ou seja, com pedrooonas mesmo, sabem como? São um LOOSHO rs
Briquedos! Olha o Pepee, as crianças amam ele por aqui, e os estrangeiros recém chegados - cof cof EU! - também, porque ouvi dizer que dá pra aprender palavrinhas básicas rs.
Sapatos, muitos sapatos. E olha que eu esqueci de tirar foto, da barraca de sapatos de salto super alto.
Doces e alguns salgados. Borek, Charuto de Uva, Baklava...
Lençóis
Cara, essa barraca de tapetes, é GIGANTE. Como vocês notam, tem 4 homens, em cima dela. Tem muito tapete mesmo, e tudo num preço bem xuxu.
Cosméticos. E oh que engraçado, essa marca de esmaltes daí, que é uma das famosas, se chama FLORMAR, mó cara de brazuca ou de novela mexicana com a Thalía né? rs

Essa é bem curiosa. Barraca de lingeries. E você pensa que a dona da barraca é mulher? Não, são 2 homens. E você pensa que as mulheres ficam com vergonha de escolher calmamente seus modelos favoritos? Eu confesso, que eu fico, mas é super tranquilo, o moço lá fica ajudando a achar os tamanhos e cores e favoritas também. Super de boa, comprei um sutiã a 10TL
Aaaai essa eu adoro. Meia-calça por 3/5 TL, uebaaaaa.
Acessórios de cabelo, apliques e peruca - que curiosamente de escreve PERUK :)
Lenços e Pashminas, também bem baratinho
 Eu sei, haja foto! Mas é bacana dar uma olhada no que o povão mesmo, faz no dia-a-dia, gosto muito de lá.
Minhas compras de hoje: 2 calças de ficar em casa (aqui eles dizem exatamente "pijama",  por 10 TL casa, uma blusa  bem  fofa também por 10 TL e essa blusa presa de manga por 20TL.


Agora me senti até no programa de televisão que gosto de assistir por aqui, o "Bugün Ne Giysem?" (= O que você vai vestir hoje?). As participantes escolhem suas melhores roupas pra mostrar pros jurados, e tem uma hora que a apresentadora pergunta o preço das coisas.

Daí a pessoa diz:
- Ah, esse vestido aqui custou 70TL *Som de: Wuuuuuu*. Já esse meu par de sapatos custa 100TL *Som de: Aaaaaaaaaahhhh*. Pre finalizar o look, minha bolsa custa 50TL *Som de: Oooohhhhh*.

Assiste só a partir de 1:48 do vídeo rs

Então é isso que o post de hoje tá gigante. Beijão, florzinhas!

9 comentários:

Tazz ♥ Marsha disse...

Adorei o post Jessiquinha!! Muito legal todas as fotos, viu? We love shopping ♥

Beijo!

Camila.

Anônimo disse...

oi linda .hahaaa até gritei quando vi as meias, e fiquei sem voz quando vi o turco de azul no meio dos tapetes :) nosssaaaa.... eu amo seu blog fica com DEUS .

Anônimo disse...

Adorei o post. Um dos que mais gostei :)))

Sibely Vieira disse...

Que bazar mais lindo...! Eu ia fazer a festa ai..! Amei os esmaltes e os apliques..! Parce muito com a feirinha hippie la de Goiania - Goias..! Beijos..!

Anônimo disse...

Muitooo bomm adorei!!!
beijoss...

Cila :))

Bruna Melo disse...

Adorei...Fiquei curiosa pra conhecer.
Se Deus que ser ano que vem eu to aí!
Bjooss....

Amando em Turco disse...

eu tambem compro tudo no pazar rsrsrsrsrs, e dependendo do q eu quero eu compro no de usados q encontro peças maravilhosas a preços incriveis

Amando em Turco disse...

Voce sabia q os pazarlar vao funcionar somente até setembro? pois é Erdogan aprovou o fim das feiras, entao vamos aproveitar em quanto tem pq infelizmente vai acabar. Eu lamento pq isso é tão forte na cultura asiatica, é a cara dos turcos. bjs

Ketma Leite disse...

Oi, Jessica. Tenho visto seu blog e tem aberto minha cabeca um pouco mais. Voce ainda esta em Istambul? Eu Cheguei a algumas semanas e nao encontrei nenhum brasileiro e nem comunidade. Voce tem sugestao? Tem mercado brasileiro aqui? Obrigada.