segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Turcolovers em: Encontro no Jardim Botânico

Nessa vida de turcolover, acontece de tudo um pouco.
Uma das coisas mais legais, é conhecer outras turcolovers, trocar experiências e informações, conhecer outras pessoas na situação que um dia estive, na situação que me encontro, e na situação que um dia eu estarei.

Comecei com um sentimento louco e até passageiro, pra quem de fora via.
Buscava todos os tipos de informações possíveis. Lia sobre cultura, economia, religião, cultura pop, música.
Porque eu queria mesmo mergulhar nesse mundo novo, que é a Turquia.
Aliás, como já disse antes, é preciso ler, procurar saber, conversar. Não adianta saber que a religião da Turquia é o Islam, não sabendo o que é o Alcorão e querer ir morar lá. Não dá para querer se casar com um turco (porque apesar de coisa de conto de fada, casamento é coisa séria, é uma nova família sendo formada, e não apenas um sonho colorido) e não ter a menor noção sobre a história do país, dos costumes, da religião.
Até saber quase tudo (porque tudo, acho que ninguém nunca vai saber), leva tempo, tem que ter paciência e muita vontade de ir a luta. Tem que estar disposto a entender o que pode parecer incompreensível.

E olha que Turquia acho até bem light, nesse assunto. Existem lugares muito mais distintos.

Com relação à amizades, só tenho mesmo que agradecer a Deus. Com essas meninas corajosas, ganho altas dicas, rio, converso, me sinto mais forte e encorajada a voar lááá pro lado de lá.

E no último dia 30 de Julho, fizemos o CONCATUVE - Congresso Carioca de Turcolovers Veteranas *pausa para gargalhada de 5 minutos nesse título hahahahaha*
Ora veja você, minha amiga(o), um congresso com, pasme: QUATRO PESSOAS. É sensacional, foi difícil de organizar esse evento, os ingressos se esgotaram num piscar de olhos hahaha.

Decidimos por fazer um pic-nic no Jardim Botânico. Porque lá na Turquia o pessoal adora um pic-nic. Claro que o que eles comem é geralmente mais saudável. Frutas, legumes, bolos, doces... coisas típicas.
O nosso foi avacalhado mesmo, cheio de coisa que engorda... mas graças a Mari, saímos com a consciência mais limpa, já que ela trouxe frutinha, que foram roubadas por um meliante, mas conhecido como "Mico do jardim botânico" hahaha.

Nos encontramos na estação de Metrô de Botafogo e de lá, pegamos aquele ônibus integração que vai pro Jardim Botânico. O dia estava liiiiiiiiiiiiiiiindo, um calorzinho bom, com aquele ventinho, sabe?
Compramos suquinhos, água e Guaraná pra Mari, tadinha, que vai sentir falta. (Estou me preparando psicologicamente pra ficar sem Guaraná também :'/ )

Fomos AS PUXA-SACO, porque calhou de eu ter que devolver a Bandeira da Turquia que me foi emprestada pro aniversário do Emre, que fiz aqui no Rio. Colocamos a nossa bandeira rubro e alva (parece até time né haha) na borda da nossa mesa, forramos, colocamos nossas delicinhas, e olha, foram hoooooras de papo. Juro, a gente deve ter chegado lá em torno de 12:00. Só sei que o Parque tava fechando, as 17h, e eu tomei um susto achando que era sei lá, 15h. O tempo vôou mesmo, porque a tarde foi uma delícia.

Mari, eu e Gabi!
Bolo de Chocolate da Gabi, Quiche de Queijo e outra coisa que não vou dizer (rs), Frutinhas e Biscoitinhos da Mari, e Habib's que minha avó me obrigou a levar (eu ia cozinhar também, tá!)
Tia, tem um olho no meu salgadinho!
Assunto principal? Quem adivinhar ganha um doce. Foi um tal de Kadikoy pra lá, Çemberlitas pra lá (né Gabi haiuhauia), preço de aluguel prum lado, distribuição de pacotes de Nescafe Findik pro outro. Sempre com muita risada, muito carinho... Falamos de nossas vidas, nossas história. Foi mesmo um dia excelente e fiquei muito feliz.

Muambas culinárias que Mari trouxe!

Olha ali o menor infrator. (Pegaram a ameixa, colocaram  a 1mm do bichinho e disseram: "Foi ele que pegou moço, não fiz nada." Hahah, tadinho do mico)
Aliás, indico algo assim pra todo mundo. De preferência, com pessoas que saibam mais coisas do que você, que morem lá, já tenham ido, pra aprender mais um pouco da vida por lá, do custo das coisas, pra dar risada dos micos e aprender a não repetir essas coisas.

Obrigada pelo dia, vocês são umas queridas!

A quem interessar, um pouco de cada uma delas:


Gabi, nossa Diva de ébano, guia turística e guia-rex de todas as horas hahaha. Conheci ela através da Marcela. Elas ficaram morando juntas um tempinho lá na Turquia, arrasando os corações turcos, tinham que ver essas duas. É um amor de pessoa, guerreira, engraçada... quando Emre chegou no Brasil, todo dia eu perguntava a ela, dicas de coisas pra fazer no Rio e qual ônibus pegar hahaha. Suuuper me salvou e deu as melhores dicas ever. Desde então, grudamos também.






Mari, dona do primeiro blog sobre Turquia que eu li. Hoje o blog está desfeito, mas também através da Marcela, que conheceu a Mari quando tava na Turquia, somos amigas também. Mari mora lá há 5 anos, desde que foi noviiiiinha pra lá se casar. Hoje já está mais estabelecida por lá, e sempre que pode vem aqui matar as saudades da terrinha, da família e do Guaraná rs. Espero que seja também minha professora, antes de voltar pra Turquia nesse mês. Sabe a doçura mais doce ao falar? É a Mari :)


Pra terminar, um vídeo que fizemos imitando o quadro no Zorra Total, "Valéria e Janete".
Pronto, inventei de imitar a voz da Janete, e não tenho mais paz nessa vida, só isso que faço agora hahaha.


Minha mãe me liga, me chamando de Janete agora... tristeza isso, viu, vou te contar hahaha.
Beeeeeeeeeeeijos

12 comentários:

Anônimo disse...

Só não vou processar coz eu achei muito fofo... foi muito divertido mesmo... e muito em breve vamos fazer uma CONCATUVE lá na Ilha da Princesa... pode anotar. Marcela Bal

Katita disse...

Eu quero um encontro de turcolovers em São Paulooooooo!!! AAAAiii q coisa mais fofa ver vcs juntassss! Eu sou fã da Marcela também!!! Amei esse post... quer dizer mais um post q eu amei!!!

Jess, minha best friend, você é mesmo uma pândega!!!

beijinhos!!!

carol disse...

shuahuhu ameii o videooo mtoo engraçadoo janete
opsss jessica xDD atée o olho e a boca ficam inguaiss ao dela ahahah mtoo bom
eu quero um encontro d turcolovers aki n paranáa
bjuss adoroo akii :D

Amando em Turco disse...

ai q delicia, muito bom ver voces juntas

Relva Caroline Türk disse...

aaaaaaaaaah, mto fofo, mto bonito, mas confesso q to c inveja pq c tem uma foto c a marcélica e eu nao.
:(
so pq sou gorda, eu sei.

Marise disse...

Ahhhhh Que lindo!!! Puxa... Que pena que moro em Brasília! E olha que eu pensei que só eu fosse a brasileira loka que amasse a Turquia. Ótimo saber que tem mais gente nesse barco e mais loucas nesse manicômio! Mas... quer saber?? Acho que tiramos a sorte grande. Só quem tem um turco na vida sabe o que é. Pior do que isso é todo mundo achar que qualquer Mulçumano é homem bomba em potencial. Santa ignorância!! Já defendi meu ponto de vista diversas vezes e meu argumento final sempre é "vem cá, e a igreja católica na época na inquisição?" alguns tentam argumentar, sem sucesso, que com a igreja católica é diferente...
Ahhhh sobre o guaraná! Eu AMO guaraná. O Ihsan AMA guaraná. Diz que nunca bebeu um refrigerante tão bom na vida. Quando eu mudar vou levar alguns comigo e beber "pra ver Deus", como se fosse o champagne mais caro do mundo. Sobre o CONCATUVE na ilha da princesa, espero já estar lá para participar. Glamour pouco é bobagem!!!
Bjos!!!!

I.Medeiros disse...

uiiii acho que se um turco ver um piquenique desses é capaz de morrer, viu? kkkkk
me chama pra próxima :p
bjo

Anônimo disse...

Que fofo!!!! Agora que pude ler, Jessica!!! Que lindo esse carinho que vc fez na gente. Olha, vamos tentar marcar uma aulinha sim pq to aqui mais tempo. Eba!!!

Jana disse...

Adorei isso... vamos fazer um em Minas também! E também quero participar do CONCATUVE na Ilha da Princesa... que finas. Bjs a todas essas mulheres guerreiras, loucas e apaixonadas, não só pelos turcos, mas por toda uma cultura, maravilhosa, transcedental...

Gabi disse...

Gente , tô pra conhecer pessoa mais doce e mais encantadora que essa menina. Dá vontade de criar ( e olha que nao tenho idade pra ser mae dela hein rsrsrsr) Nao é a toda que nesse mesmo dia demorando a chegar no encontro eu tive que ligar e falar : Cadê vc caçula ?????? . Pronto agora é oficial , nossa mascote e nao menos guerreira , comprometida e importante Jess !!! Vc assim como minha soulsister Marcela e Mari ja fazem parte de um seleto circulo de amizade. Uma das coisas que mais prezo nessa vida ! Obrigada lindona !!! Vc é MUITO especial !!! Bjkas

Alessandra ♥ disse...

Que super, eu amo um piquinique no parque, no Jardim Botânico então, nem se fala, eu adorooo. Eu gostaria muito de estar presente no próximo encontro. Tenho uma sugestão Marcela, o Parque da Cidade - RJ, é lindoooo. Vocês são todas lindas. Beijos.

Anônimo disse...

http://www.facebook.com/emrah.hamarat.167?fref=ts

essa história de amor turco é bonita na mente de alguns. a realidade é outra
essa homem, vem adicionado mulheres a muito tempo e depois abandona sem razão
um profissional de internet. estou avisando se alguem for vitima dele cuidado, o mesmo faz propostas de casamento, tem jeito doce e parece inofensivo, mas nao passa de uma aposta entre amigos. ainda é pedofilo