terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Famoso Chamado à Oração (Vídeo Meu)

Acho que todo mundo que conhece um muçulmano, ou que ao menos assista à novela O Clone, sabe que o muçulmano, teoricamente, deve orar 5 vezes ao dia. Teoricamente, porque claro que nem todo mundo faz.

Não vou me estender sobre esse assunto, já tem um post legal da Relva, falando sobre isso, dizendo inclusive o que é dito no 'athan' ou 'azan'(falado assim na Turquia) que é o nome pra essa chamada que ecoa pelas ruas de todo o país. Esse chamado é feito de acordo com a altura do Sol no céu. Você já deve ter percebido que de acordo com a cidade, o Sol se põe mais cedo ou mais tarde, o que faz que o 'azan' toque em horários diferentes em cada lugar do mundo. Mas dentro da mesma cidade, todas as mesquitas tocam o chamado exatamente ao mesmo tempo (através de uma gravação, OU de um muçulmano 'cantando' o chamado mesmo, isso pode variar).

O que é dito:
-Allāhu Akbar  (Deus é o Maior)
-Ash-hadu an-lā ilāha illallāh  (Testemunho que não há outra divindade além de Deus)
-Hayya 'alas-salāh  (Venha para a oração)
-Hayya 'alal-falāħ  (Venha para a salvação)
-Aṣ-ṣalātu khayru min an-naūm  (A oração é melhor que o sono *),
-Allāhu akbar  (Deus é o maior) 
-Lā ilāha illallāh  (Não há outra divindade além de Deus)

*dita na oração da madrugada.

Por exemplo, tem aqui a lista de horários das orações pra cidade do Rio de Janeiro. Isso também é útil, para o Ramadan, pra saber quando o jejum começa e quando ele termina. Tem 1001 blogs falando sobre Ramadan, então acho desnecessário falar mais. Se alguém quiser que eu poste alguma coisa a respeito, é só pedir, que eu posto tudo direitinho. Como funciona, o que tem que fazer, quanto tempo dura, quando começa, qual o significado, quais os benefícios... essas coisas todas.

Mas voltando ao chamado pra oração, para muitas pessoas é estranho ou até incômodo. Mas sendo sincera, quando ouvi pela primeira vez lá em Istambul, achei algo lindo. Fiquei muito emocionada, como se Deus chegasse na porta do céu, e chamasse a gente pra falar com ele. Ouvindo o chamado de pertinho, não é tanto assim, apesar de ainda achar lindo. Mas quando ouvi beeeeeeeem de longe, eu tive essa sensação...
parei, nem piscava e fiquei ouvindo com muita atenção, nem me mexia. Eu ouvi o chamado de 5 e pouca da manhã, e foi uma experiencia muito legal pra mim.

Escrevi isso aqui, mas eu queria mesmo era dividir um vídeo com vocês, quando ouvi o chamado pra oração bem de perto, pela primeira vez. Dá uma olhada, na diversidade de gente em volta. Algumas entraram pra orar, outras continuaram com o que estavam fazendo normalmente. Algumas mulheres de lenços, outras não, gente fumando, gente sentada conversando, gente fazendo vídeo (eu, a turista!). De tudo um pouco, mesmo.

Na mequisita Mecidiye em Ortakoy, em Istambul. Eu, namorado e nosso amigo Mustafa (é, muita gente se chama Mustafa por lá :p ) Essa daí aliás, é a famosa ponte de Bósforo, que liga a Europa a Ásia. Ortakoy é no lado europeu de Istambul. E foi mal aí no inglês, o certo é "This is the calling to PRAYER" e não 'praying' rs.

Beijos

ps: desculpa o atraso, mas andei colocando em dia a reposta aos comentários. Viu Katia, Renata, Dani, Marise... Se ficou alguma coisa que faltou eu responder, deixa um comentário aqui, que a desnaturada que vos  fala responde. Isso é claro, se fizerem questao, afinal ate parece que voces vao perder o sono se eu nao responder né rsrs, mas só pra não ser desatenciosa.

10 comentários:

Katita disse...

Hj fiquei sem palavras rs... Eu curto demais o chamado da oração... e segue uma dica... Existe um aplicativo pra celulares chamado Adhan Alarm, q também dá pra configurar e ouvir o chamado nos horários direitinho... Aqui em casa, minha mãe já até se acostumou com isso rsrs... Beeeeijos

Lau* disse...

Ah gostei :)
Bjos

I.Medeiros disse...

Isso é uma das coisas que torna a Turquia um lugar mágico.... e me ajudava a ter noção das horas quando saía sem relógio.
No início eu acordava sempre que tinha o chamado da madrugada, mas depois até me acostumei :D

I.Medeiros disse...

ahh e não posso deixar de falar do seu turco! kkk eu sempre dava a desculpa de q o sotaque carioca estragava tudo, mas acho q o problema é comigo kkkkkkk

bjo

Relva Caroline Türk disse...

bunidimais ne.

MCPSY disse...

Muito legal seu blog, acho que nunca comentei, mas vira e mexe apareço por aqui, leio o seu, o da katia, o da Relva... Tenho uma historia parecida com a de todas vcs, me casei em maio agora e estamos morando aqui no Brasil... Jah li histórias de cafagestes tb, mas sei que a de vcs vai ter um final tão feliz quanto o meu...
Bjo grande
ps.: acho lindo esse chamado a oração tb!! To firme e forte no meu jejum... =))

Anônimo disse...

Amei o blog. Estou apaixonada por um Mustafa e vou vê-lo em outubro. Já comprei até as passagens. =)
Alguma brasileira na turquia pode me add no msn para trocarmos idéias?
Gostaria de ter um contato por lá. Me sentiria mais segura.
luceliamustafa@hotmail.com
Esse email foi o meu mustafa que criou, pois o outro tinha muitos homens e ele mandou deletar...rs
Beijo, meninas!

Andréa disse...

Adoro ler os blogs de vcs,meninas...aprendendo muito.Proximo ano estarei na Turquia tb...beijos

Danielle Tavares disse...

Olá Jéssica, encontrei seu blog por acaso e estou achando o máximo!!! Fiquei completamente apaixonada por esse vídeo. Sou Historiadora e pesquiso sobre a cultura islâmica... Esse chamado é mesmo muito emocionante!

Fernanda Judiss disse...

Espera ai .....Você participou do programa "O mundo segundo os Brasileiros" Seu relacionamento começou a distância e hoje estou passando por isso ,e muito esperançosa que tudo possa dar certo!!
Felicidades ao casal novamente!!!